“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14074

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Laura Edvânia Pereira
Orientador GERMANO CARNEIRO DA COSTA
Título O teste de DNA no ensino médio: uma prática experimental.
Resumo Sendo amplamente divulgada pela mídia, por meio de filmes, séries e programas de televisão, a técnica de DNA fingerprint ou impressão genética, mais conhecido na aplicação do teste de paternidade, é uma técnica laboratorial desenvolvida pelo britânico Alec Jeffreys em 1984 que possibilita, através da análise de regiões hipervariáveis do DNA, identificar indivíduos. Cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, a técnica de DNA fingerprint depende de fundamentos científicos para a total compreensão de termos popularizados em filmes e programas de televisão. E é atribuído as instituições de ensino difundir tais conhecimentos entre a comunidade. Sendo assim, torna-se necessário o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que possam suprir a defasagem do processo de ensino e aprendizagem e desenvolver o interesse pela ciência e pela descoberta. O presente trabalho busca desenvolver um protocolo laboratorial de baixo custo que possa ser usado como simulação ao teste do DNA Fingerprinting, voltado para o ensino médio. Para isso procurou-se realizar todo o procedimento utilizando amostras de proteínas que pudessem simular os padrões de bandas obtidos por amostras de DNA nos testes de paternidade e na análise forense. Foram testados 10 protocolos de extração de proteínas já descritos na literatura e 04 protocolos alternativos com materiais e reagentes de menor custo. Para verificar a eficácia dos protocolos, as amostras obtidas foram aplicadas em gel de poliacrilamida SDS-PAGE. Após diversos testes foram selecionados quatro protocolos (protocolos para leite em pó, proteína animal, grãos e soro do leite) e oito fontes proteicas distintas - leite em pó, soro do leite, carne de peixe frango e boi, feijão preto, farinha de soja e proteína da soja texturizada - que apresentaram melhores resultados para a confecção dos protocolos alternativos com o propósito de padronizar uma metodologia de menor custo. De modo geral, diversos testes resultaram em padrões de bandas admissíveis para o propósito da prática. Entretanto, alguns testes tiveram seus resultados mal avaliados em função de um procedimento de revelação insatisfatório que pode estar relacionado com a qualidade do reagente. Além disso, também foram criados dois sistemas de equipamentos de baixo custo para utilizar no protocolo: uma centrífuga e um sistema de eletroforese. A centrífuga obteve um desempenho satisfatório no modelo testado e a cuba para eletroforese ainda será testada. Porém, novos testes são necessários para diminuir ainda mais o custo da proposta didática e torná-la viável as escolas carentes de recursos.
Palavras-chave DNA fingerprint, educação, contextualização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.