Resumo |
Introdução: O tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) é o eixo fundamental das universidades, e a indissociabilidade desse tripé é um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido em uma instituição hospitalar, a partir de um projeto de extensão. Objetivo: Relatar a experiência de um projeto de extensão intitulado “Notificações de eventos adversos: alcançando práticas seguras” com ações desenvolvidas junto à equipe de saúde. Descrição das ações realizadas: Trata-se de um relato descritivo sobre parte das atividades de um projeto de extensão, realizado em um Hospital de ensino, localizado em Minas Gerais, Brasil. As ações ocorreram em novembro de 2019, nos turnos diurno e noturno em dois dias diferentes para viabilizar a participação de todos os profissionais. Foram realizados treinamentos em parceria com a Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do hospital. As ações foram voltadas para as notificações de Eventos Adversos (EA) e sua relação com a segurança do paciente, pois esta, deve ser apreendida através dos mecanismos de prevenção e redução de danos ao paciente na assistência em saúde. De início, foi realizada uma análise dos EA notificados na instituição, a qual envolvia dois óbitos de pacientes por erro de medicação (2015 e 2018). A finalidade era reforçar o papel dos profissionais no processo de notificação, incluindo o envolvimento do profissional médico na segurança do paciente, e a importância das ações de prevenção. Foi apresentado o tema, as notificações da instituição envolvendo erro de medicação e em procedimentos clínicos, nutrição enteral, oxigenoterapia, falha em dispositivos médicos, lesão por pressão, queda do leito e da própria altura e intoxicação pelo uso de desinfetante hospitalar. Foi apresentada a ficha de notificação e a sua importância. Os presentes avaliaram positivamente o conteúdo ministrado. Resultados alcançados: Os eventos adversos relacionados à assistência na saúde são frequentes, principalmente no âmbito hospitalar, e trazem como consequências o maior tempo e custo de internação, maior tempo de assistência ao paciente e de intervenções, morte prematura, bem como o desfalque na equipe, e merecem grande destaque. Diante disso, faz-se necessária a revisão dos processos de trabalho na instituição do estudo para que os profissionais possam entender a magnitude dos EA, por meio da educação permanente, reforçar a importância de notificar e evitar a ocorrência dos EA, com o envolvimento de todos os profissionais da saúde nessas ações. Conclusões: O treinamento permitiu aos profissionais o conhecimento dos EA ocorridos na instituição, para o desenvolvimento de estratégias para reduzir riscos, além da notificação desses eventos, contribuindo na qualidade do cuidado. Além disso, a junção ensino-serviço convoca docentes e discentes à articulação do saber pedagógico, da experiência e do conhecimento, beneficiando diretamente à comunidade envolvida. |