Resumo |
Como sabemos, a pandemia do novo corona vírus atingiu escala mundial, e atualmente, afeta fortemente o âmbito educacional. Com o novo panorama pandêmico, a sala de aula precisou ser adaptada, migrando para os ambientes virtuais e diversos professores encontram-se imersos em muitas crenças e emoções trazidas pelo novo contexto de ensino. As crenças e as emoções são esferas que perpassam a natureza humana, e consequentemente, influenciam as relações pessoais e profissionais dos indivíduos. As crenças são responsáveis pelas disposições emocionais do ser humano e vice versa (FRIDJA, MANSTEAD e BEM, 2000). Na Linguística Aplicada, mais especificamente na formação de professores de línguas, faz-se necessário compreender como as relações entre esses constructos acontecem, considerando que as crenças se tornam articuladas à medida que agimos e refletimos sobre elas (BARCELOS e KALAJA, 2003). Neste painel, relato os resultados parciais de um estudo que tem por objetivo desvelar e compreender a relação entre as crenças e emoções de uma professora de inglês de uma escola pública localizada no interior do estado de Minas Gerais, durante o ensino remoto neste período de pandemia. O referencial teórico utilizou-se de estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (PAJARES, 1992; BARCELOS e KALAJA, 2011, 2013; KALAJA e BARCELOS, 2003, 2011; BARCELOS, 2016), emoções (HARGREAVES, 1998; ZEMBYLAS, 2006; ARAGÃO, 2011, 2017), e a relação entre esses conceitos (FRIJDA, MANSTEAD e BEM, 2000; BARCELOS, 2015; RODRIGUES, 2015). Para a coleta de dados, foram utilizados uma narrativa escrita, três entrevistas semiestruturadas, notas de campo e duas narrativas visuais. Os resultados foram analisados de acordo com parâmetros da pesquisa qualitativa (LINCOLN e GUBA, 1985; CRESWELL, 1998; PATTON, 1990) e o exame das afirmações da professora sobre suas crenças e emoções a respeito de diferentes aspectos do ensino e aprendizagem de inglês, bem como a relação entre as crenças e emoções dessa professora. Os resultados parciais sugerem crenças da participante enquanto aprendiz da língua na escola pública, no curso de Letras e também em serviço ensinando inglês na escola pública. Ademais, foi possível observar emoções de gratidão, felicidade, segurança, confiança, ansiedade, insegurança, frustração, medo, dentre outras, em diferentes contextos que a participante experenciou. Os resultados parciais também apontam para: a) a relação intrínseca entre as crenças e as emoções da participante enquanto aprendiz e professora de inglês e b) a influência de demandas contextuais que o novo contexto apresenta nas crenças e emoções da participante ao ensinar inglês de forma remota, fisicamente distante do espaço escolar. |