Resumo |
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), objetiva promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades no SUS, pautadas no referencial da Educação Interprofissional e na interação entre docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde. Objetivos: Descrever o envolvimento dos membros do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no contexto de Educação Interprofissional vivenciado através do PET-Saúde/Interprofissionalidade-UFV. Descrição das principais ações: O PET-Saúde/Interprofissionalidade-UFV é composto por professores (tutores) e estudantes de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Medicina, profissionais da saúde (preceptores) atuantes nas unidades básicas de saúde (UBS) e na gestão. Cada grupo está inserido em uma UBS, formado por tutores, preceptores e estudantes de diferentes cursos. As atividades desenvolvidas pelos membros do curso de Educação Física, serão apresentadas de acordo com as temáticas dos grupos: (1) Comunicação entre os níveis da rede, (2) Hipertensão Arterial (HA) e Diabetes Mellitus (DM), (3) Saúde Mental, (4) Puericultura e (5) Processos de trabalho. Resultados alcançados até o momento: Todos os membros da Educação Física (7 estudantes e 2 professores) participaram ativamente e de forma interprofissional nas ações. Temática 1 - planejamento de atividades para a valorização dos integrantes da equipe, práticas colaborativas e partilhar de conhecimentos, identificação da necessidade de trabalho interprofissional e de colaboradores proativos e motivados, articulação entre os níveis de atenção à saúde no SUS; Temática 2 – discussão sobre trabalho interprofissional, estudo de casos, situações problemas, capacitações, criação de instrumento de avaliação e oficinas interprofissionais de educação em saúde para HA e DM e visitas domiciliares; Temática 3 - capacitações em saúde mental, elaboração de Projeto Terapêutico Singular, visitas domiciliares, produção de conteúdos teóricos e promoção de um cine debate e dicas de exercícios físicos no perfil “@saudavelmenteufv” (Instagram), visando o enfrentamento da pandemia da COVID-19; Temática 4 - capacitações sobre puericultura, atuação das diferentes profissões na puericultura, possibilidade de triagens, anamneses, repasses de informações e elaboração um protocolo em saúde da criança; Temática 5 – diagnóstico situacional para identificação de problemas na UBS; capacitações sobre o processo de trabalho; aplicação de instrumentos de avaliação sobre o processo de trabalho aos usuários e equipe; oficinas temáticas sobre trabalho em equipe e papel dos usuários; avaliação dos impactos da pandemia da COVID-19 no processo de trabalho. Conclusões: Permitiu-se identificar a importância do profissional de Educação Física no SUS, possibilitando o desenvolvimento de competências para melhorar a qualidade da atuação na promoção e proteção à saúde. |