“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14056

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lisa Baraldi dos Santos Tavares
Orientador FERNANDA KARINA DOS SANTOS
Outros membros Igor Ciríaco Bezerra, Juliana Souza Valente, Maria da Penha Mendes Geraldo, Matheus Martins Grossi Costa, MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR, Ruama da Silva Lima, Valeria da Silva Santos
Título Educação Física em um contexto de Interprofissionalidade no Sistema Único de Saúde (SUS): Um relato de experiência
Resumo Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade), objetiva promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades no SUS, pautadas no referencial da Educação Interprofissional e na interação entre docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde. Objetivos: Descrever o envolvimento dos membros do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no contexto de Educação Interprofissional vivenciado através do PET-Saúde/Interprofissionalidade-UFV. Descrição das principais ações: O PET-Saúde/Interprofissionalidade-UFV é composto por professores (tutores) e estudantes de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Medicina, profissionais da saúde (preceptores) atuantes nas unidades básicas de saúde (UBS) e na gestão. Cada grupo está inserido em uma UBS, formado por tutores, preceptores e estudantes de diferentes cursos. As atividades desenvolvidas pelos membros do curso de Educação Física, serão apresentadas de acordo com as temáticas dos grupos: (1) Comunicação entre os níveis da rede, (2) Hipertensão Arterial (HA) e Diabetes Mellitus (DM), (3) Saúde Mental, (4) Puericultura e (5) Processos de trabalho. Resultados alcançados até o momento: Todos os membros da Educação Física (7 estudantes e 2 professores) participaram ativamente e de forma interprofissional nas ações. Temática 1 - planejamento de atividades para a valorização dos integrantes da equipe, práticas colaborativas e partilhar de conhecimentos, identificação da necessidade de trabalho interprofissional e de colaboradores proativos e motivados, articulação entre os níveis de atenção à saúde no SUS; Temática 2 – discussão sobre trabalho interprofissional, estudo de casos, situações problemas, capacitações, criação de instrumento de avaliação e oficinas interprofissionais de educação em saúde para HA e DM e visitas domiciliares; Temática 3 - capacitações em saúde mental, elaboração de Projeto Terapêutico Singular, visitas domiciliares, produção de conteúdos teóricos e promoção de um cine debate e dicas de exercícios físicos no perfil “@saudavelmenteufv” (Instagram), visando o enfrentamento da pandemia da COVID-19; Temática 4 - capacitações sobre puericultura, atuação das diferentes profissões na puericultura, possibilidade de triagens, anamneses, repasses de informações e elaboração um protocolo em saúde da criança; Temática 5 – diagnóstico situacional para identificação de problemas na UBS; capacitações sobre o processo de trabalho; aplicação de instrumentos de avaliação sobre o processo de trabalho aos usuários e equipe; oficinas temáticas sobre trabalho em equipe e papel dos usuários; avaliação dos impactos da pandemia da COVID-19 no processo de trabalho. Conclusões: Permitiu-se identificar a importância do profissional de Educação Física no SUS, possibilitando o desenvolvimento de competências para melhorar a qualidade da atuação na promoção e proteção à saúde.
Palavras-chave Educação Física, Saúde Pública, Práticas Colaborativas.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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