Resumo |
Introdução: A alimentação adequada constituí um requisito essencial para a qualidade de vida, bem como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, além de constituir-se um direito humano indispensável à construção da cidadania. A educação nutricional quando desenvolvida de maneira inteligente possibilita que o conhecimento seja construído, e ao fazer uso das novas tecnologias para estimular a melhora dos hábitos alimentares tem-se a promoção do comportamento alimentar saudável e por consequência um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, as rádios se constituem uma ferramenta útil na ampliação da autonomia dos trabalhos de educação em saúde e em nutrição com a população. Ademais, é um veículo de comunicação próximo do cidadão que pode ser ouvido em qualquer horário e lugar. Objetivo: Promover ações de educação nutricional para estimular hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis na população de Rio Paranaíba/MG e demais cidadãos que tenham acesso à frequência de rádio do município em questão. Descrição das principais ações: Foi-se elaborado uma caixa de sugestões e dúvidas sobre Nutrição e saúde, onde a mesma ficou disposta no Restaurante Universitário da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (UFV/CRP). Em seguida foram criados, uma página na rede social Instagram intitulada “Nutrição nas ondas do rádio”, as artes e a logo que envolvem o projeto para o fim de divulgação no perfil deste, como também, nos perfis da rádio Paranaíba FM e da UFV/CRP. Os programas da rádio realizados até o momento foram: Ácido úrico, aleitamento materno, alimentos integrais, água com berinjela, água com limão em jejum, colágeno, diet vs light, efeito platô, efeito sanfona, ganho de massa magra, hipertensão, índice glicêmico de batatas para diabéticos, jejum intermitente, low carb, ômega 3, 6 e 9, ora pro nobis e por fim suco verde. Para cada tema citado houve a publicação de uma arte e um texto na página do Instagram com as principais informações divulgadas na rádio. Nesse ambiente, os leitores tinham a opção de entrar em contato com a equipe do projeto para retirar dúvidas sobre o tema abordado durante a programação da rádio. Resultados: O grau de alcance do programa foi definido através do número de visualizações, público-alvo e as publicações de maior acesso na página do Facebook da Rádio Paranaíba FM. Observou-se que 33% das pessoas alcançadas eram jovens e 67% adultos jovens. Os programas que tiveram maior acesso foram sobre Ômega 3,6 e 9 com 1006 visualizações, seguido dos temas suco verde e alimentos integrais com 615 e 591 visualizações, respectivamente. Os demais programas contaram com uma média de 490 visualizações. Conclusão: De acordo com os resultados preliminares, percebe-se que houve uma boa aderência dos ouvintes no programa de Nutrição, sobretudo porque foram transmitidos em período de férias, logo acredita-se que os resultados sejam ainda melhores levando em conta a transmissão na rádio. |