“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14024

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Matheus Senapeschi Brandino
Orientador RAIANE RIBEIRO MACHADO GOMES
Outros membros Matheus Eiras Gil
Título Design de Jogos Educacionais para a aplicação do Aprendizado Baseado em Jogos no Ensino Superior da Engenharia de Produção
Resumo Tendo em vista o grande impacto na sociedade e nas empresas graças à globalização, o mercado de trabalho está tendendo a buscar profissionais não somente mais capacitados tecnicamente, mas também com mais habilidades interpessoais. Assim, é necessário que a abordagem educacional atual esteja: preparada para suprir essa demanda e atualizada quanto as novas características da geração contemporânea, e com isso fornecer profissionais mais qualificados. Dessa forma, o presente projeto teve como objetivo empregar o aprendizado baseado em jogos nos estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, através do desenvolvimento de jogos para avaliar a evolução técnica desses e checar a eficiência quanto ao progresso pessoal do aluno. No decorrer deste trabalho foi contemplado: um aumento de 28% na média de acertos dos alunos após o uso da gameficação em um teste técnico, sendo que dentro desse grupo de jogadores analisados os alunos com reprovações por faltas tiveram uma variação média positiva de 30% dos acertos no mesmo teste. Além disso, por meio de relatos dos próprios alunos, foi possível ver que esses aprenderam ainda mais de um conteúdo que já conheciam com um modelo didático divertido e que exercitasse habilidades interpessoais. Desta maneira, a gamification se mostrou uma ferramenta eficaz para o aprendizado técnico dos alunos, além de estimular os alunos a desenvolveram sua comunicação (ao expressar a sua opinião) e serem mais motivadoras ao ponto de despertar interesse em alunos com reprovações por falta. Sendo assim, o presente projeto de ensino coloca em discussão a importância da junção do conteúdo teórico (já ministrado nas salas de aula da atualidade) com os jogos educacionais (uma abordagem alternativa) como uma forma de aperfeiçoar e complementar o aprendizado técnico e comportamental dos profissionais componentes do mercado de trabalho nas próximas gerações, visto as transformações sociais existentes atuantes sobre esse.
Palavras-chave Aprendizado, Jogos, Engenharia de Produção
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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