“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13978

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Direito
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Paula Izabel Vieira de Castro
Orientador CARLOS EDUARDO ARTIAGA PAULA
Outros membros Celeste Aparecida Lopes da Silva, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título **A ciência jurídica aplicada nas práticas administrativas e contábeis**
Resumo INTRODUÇÃO: Observa-se nos estudantes e também na população em geral uma dificuldade e incompreensão o direito, o que dificulta a implementação e o fortalecimento das relações de cidadania e, sobretudo, limita a compreensão do que seja um Estado Democrático de Direito, comprometendo a efetivação da justiça social. Problemas como a dificuldade de aplicação das disciplinas jurídicas às práticas administrativas e contábeis; o complexo e dificultoso jargão jurídico, de difícil acesso à população; a falta de aproximação entre a teoria e a prática e a má conscientização da sociedade em relação a seus deveres e direitos são recorrentes.
OBJETIVO: A partir da problemática exposta, visa-se desenvolver cursos, palestras, eventos e também a partir da criação de uma página online com uma linguagem simples, didática, interativa, prática e também divertida. Dessa forma, pretende-se fomentar um raciocínio reflexivo dos direitos e deveres, preferencialmente associado às práticas contábeis e administrativas, incitando o cidadão a cumprir os deveres e reivindicar os direitos por meio dos recursos jurídicos e legais disponíveis.
AÇÕES e RESULTADOS: Promoveu-se 5 cursos/ palestras do formato acima disposto (dinâmico, interativo, linguajar simples, de fácil acesso e voltado para a prática). Envolveu-se instituições de ensino diversas, sobretudo em Rio Paranaíba e Patos de Minas. Gerou-se 170 certificados registrados no RAEX. Após cada palestra, solicitou-se aos participantes que avaliassem o evento em “excelente”, “bom/ razoável” e “ruim”. Em geral, a grande maioria avaliou os eventos com “excelente” em todos os itens.
Ainda, foi desenvolvida uma página no Instagram, chamada “Descomplicando o Direito” para divulgar de forma didática e prática notícias e folders informativos sobre os direitos e deveres, também de alto cunho prático. Na página, houve 66 publicações, há 706 seguidores com uma média de 9,35 curtidas por publicação.
CONCLUSÕES: Foi necessário adequar várias ações e eventos em razão da pandemia. O corte da bolsa também foi um grande motivo de dificuldade. Contudo, mesmo com os referidos desafios, as ações do projeto prosseguiram, sobretudo adequando ao formato online. As avaliações realizadas após o evento indicaram que o objetivo de conscientizar de forma simples, prática, didática e interativa foi alcançado. Buscar-se-á, em futuras ações, alcançar um público maior nas palestras que não tão somente o universitário, congregar e reunir mais docentes e discentes da UFV para contribuir com o projeto e, ainda, desenvolver ações a partir dos anseios e necessidades da sociedade, que será averiguada a partir de pesquisas prévias.
Palavras-chave Direito, didática, eventos
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.