“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13974

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Naiara Cristiane dos Reis Diniz
Orientador GLAUCIA BRAGA E SILVA
Outros membros Athena Fernandes Sarantôpoulos, Maria Theresa Arruda e Henriques, Milene Cristina Rosa Gonçalves, THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Título MinasCoders promovendo a participação das meninas do ensino técnico e médio da UFV-campus Florestal na competição Technovation Girls 2019-2020
Resumo Este trabalho apresenta as ações executadas no âmbito do projeto ++meninasComp, integrante do programa MinasCoders, no que compete à participação de meninas do ensino médio/técnico da UFV-campus Florestal na competição Technovation Girls 2019/2020. Essa competição incentiva meninas entre 10 a 18 anos a experimentarem o desenvolvimento de soluções que apliquem empreendedorismo e tecnologia para resolver problemas do mundo real. Já no segundo ano consecutivo de fomento à essa participação, temos usado essa competição como ação de aproximação das meninas da nossa comunidade com as áreas de Informática e Computação. Durante 12 semanas, as meninas são organizadas em equipes, recebem treinamentos técnicos sobre negócio, marketing e programação, e, sob orientação de mentoras, professoras e alunas do curso de graduação em Ciência da Computação, desenvolvem um aplicativo que resolva um problema em suas comunidades.No primeiro semestre de 2020, as principais ações do projeto foram: convocar as meninas recrutadas no final de 2019 e continuar o trabalho de ideação dos aplicativos; promover encontros semanais para treinamentos e desenvolvimento dos projetos; adequar as atividades do projeto para a modalidade remota, em virtude da pandemia da COVID-19; apoiar as equipes na submissão de seus projetos; bem como dar visibilidade aos resultados atingidos após a ocorrência da competição. Os resultados mostram que os objetivos do projeto foram atingidos com êxito, visto que todas as 3 equipes inscritas conseguiram finalizar e submeter com sucesso os entregáveis da competição. Para fins de obtenção de feedback junto às meninas, no que compete à motivação de participação na competição, aos treinamentos realizados e ao apoio das mentora, foi aplicado um formulário do Google Forms. Após análises das respostas, foi possível observar o potencial da competição como ferramenta de transformação social entre as participantes pelo estímulo da curiosidade pelas áreas de tecnologia e empreendedorismo, pois 75% das meninas disseram se sentir motivadas pelo projeto. Além disso, também foi possível estreitar os laços entre o público-alvo e o programa MinasCoders, devido à aproximação e à troca de experiências entre as alunas de graduação do curso de Ciência da Computação e as alunas do ensino médio, a partir das relações de mentoria que se estabeleceram. Observa-se que as ações do projeto foram concluídas com sucesso, mesmo no infeliz cenário da pandemia da COVID-19, e dentre as principais conclusões, pode-se destacar o estabelecimento de um vínculo entre as meninas do ensino médio/técnico e o programa MinasCoders. Por fim, ressalta-se a importância dessa competição quanto ao protagonismo das meninas, que exploraram seu potencial criativo e inovador na criação de soluções tecnológicas para problemas diversos, desmistificando barreiras culturais e falsos estereótipos no que diz respeito à participação das mulheres nas áreas de Informática e Computação.
Palavras-chave competição de empreendedorismo e tecnologia, meninas na computação, motivação
Forma de apresentação..... Vídeo
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