Resumo |
Introdução: A enfermagem é uma ciência que se caracteriza pelo cuidado contínuo aos indivíduos em todos os ciclos da vida. Dentre os profissionais que compõem a equipe, destacam-se os técnicos de Enfermagem como categoria de maior representação. A enfermagem atua em diversos cenários, dentre os quais a Estratégia Saúde da Família (ESF), desenvolvendo ações para o indivíduo, família e comunidade. A inserção de acadêmicos nessas equipes oportuniza o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes, importantes para sua formação. Nesse panorama, muitas vezes, os acadêmicos de enfermagem convivem diretamente com os técnicos de enfermagem, auxiliando na execução de diferentes intervenções direcionadas à população. Objetivo: Compreender as relações estabelecidas entre técnicos e acadêmicos de enfermagem no cenário de saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os meses de setembro a novembro de 2019, com 18 técnicos de Enfermagem inseridos nas ESF de um município localizado na Zona da Mata Mineira. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado, questionando acerca da inserção dos alunos, relações estabelecidas e vivências decorrentes deste encontro. Os dados foram apreciados conforme Análise de Conteúdo segundo Bardin. O estudo foi conduzido segundo as normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da universidade pública federal proponente da pesquisa, sob parecer n°: 3.516.768. Resultados: Entre os técnicos de enfermagem predominaram as profissionais do sexo feminino, com tempo de formação entre 10 a 19 anos. Os técnicos de enfermagem consideraram, em sua maioria, a inserção dos alunos no campo de estágio como benéfica e produtiva, auxiliando nas atividades desenvolvidas e introduzindo outras que agregam no acompanhamento de saúde da população. Nasce uma relação de amizade e parceria entre ambos e há um aprendizado mútuo. No entanto, ainda são destacados alguns desafios como o elevado número de acadêmicos presentes ao mesmo tempo no campo, fragilidade das habilidades técnicas prévias e a desvalorização profissional sofrida por eles a partir de alguns acadêmicos. Conclusões: Percebe-se que os técnicos de Enfermagem entendem que a prática oportuniza o aprendizado, ressaltam os benefícios para os pacientes e equipe. Porém, foram levantadas fragilidades relacionadas aos próprios acadêmicos, a infraestrutura e organização do processo de trabalho, que necessitam de revisão para que as relações entre eles sejam de maior proximidade e eficácia na produção de saberes. |