“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13960

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Évelyn Freire da Silva
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título O espaço geográfico escolar na prática educativa do ensino básico
Resumo O espaço geográfico escolar pode ser considerado um importante instrumento na realização do processo ensino aprendizagem da Geografia, logrando uma aprendizagem significativa através do mesmo, porém apresenta-se pouco utilizado por educadores no âmbito escolar. No contexto atual de possíveis perdas de espaço e desvalorização das Ciências Humanas, onde se inclui a Geografia, se faz necessário resgatar a importância da Geografia Escolar e, também, modos de fazê-la um mecanismo que possibilite aos educandos o reconhecimento e compreensão do mundo e da realidade da qual fazem parte. Assim, compreendendo que aprendizagem significativa da Geografia perpassa pela inserção dos conteúdos científicos na realidade vivida pelos alunos, considerando os saberes preexistentes em cada um e construindo conhecimentos coletivamente e a partir da mediação do professor, a pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades do uso do espaço geográfico escolar para o ensino de Geografia, buscando demonstrar como a utilização do mesmo pode possibilitar a aprendizagem significativa da disciplina. O trabalho constituiu-se de uma pesquisa exploratória sobre a Geografia Escolar e da utilização do espaço geográfico como facilitador para aprendizagem significativa da Geografia, sob a abordagem da pesquisa participante junto aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas duas aulas com uma turma de escola da rede pública de Viçosa-MG, uma no interior da sala de aula e outra utilizando espaços disponíveis na escola. Assim, o estudo foi realizado a partir do referencial teórico utilizado acerca do tema da pesquisa e a prática realizada em uma turma do ensino básico, o que tornou possível uma análise a partir do método comparativo através da observação entre as duas aulas ministradas, onde se observou pontos de convergência, divergência e tendências. Ao fim da pesquisa pode-se compreender que a utilização do espaço geográfico escolar de fato pode possibilitar e potencializar a aprendizagem significativa da Geografia, pois insere a realidade e o contexto do aluno no ensino, concretizando a condição fundamental da aprendizagem significativa. Logo, possibilita ao aluno assimilar e tecer relações entre os conteúdos a serem estudados e elementos que fazem parte da sua vivência, proporcionando, assim, o entendimento e a compreensão do mundo e da realidade na qual faz parte. Dessa forma, a utilização do espaço geográfico escolar, ao incorporar elementos do cotidiano dos alunos, se torna um potencializador no alcance da aprendizagem significativa.
Palavras-chave Espaço geográfico escolar, Ensino. Geografia Escolar, Aprendizagem significativa.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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