Resumo |
Vista como um fenômeno mundial, a indisciplina escolar é um fator de obstáculo para a aprendizagem em todos os campos educacionais há bastante tempo. Por isso, diante do aumento de casos de indisciplina na educação e suas consequências, buscou-se analisar a perspectiva dos professores sobre a indisciplina em sala de aula na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A presente pesquisa teve como objetivos investigar as causas da ocorrência de indisciplina, conhecer os problemas ocasionados pela mesma e compreender as possíveis soluções encontradas pelos professores para amenizar essa problemática em sala de aula nos dias atuais. Os artigos analisados foram obtidos em pesquisa realizada no Portal de Periódicos da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram utilizadas as palavras-chave “indisciplina escolar”, “projeto de intervenção”, “ensino fundamental”, “professor” para delimitação da amostra e, para realização da análise, foram selecionados 10 artigos científicos condizentes com os fins deste estudo. A partir dessa pesquisa os resultados indicaram que o desinteresse e insatisfação dos alunos por não verem significado nas práticas escolares, problemas sociais e falta de colaboração familiar nas escolas constituem como alguns dos agravantes da indisciplina, ocasionando situações de desrespeito, agressões, afetando o clima da sala de aula e a satisfação de professores e alunos. As soluções apontadas referem-se à ampliação da participação de todos os envolvidos no processo educativo por meio de prática democrática, criação de regras coletivas de convivência e formação continuada para os professores. Considera-se, desta forma, que atitudes participativas são funcionais, mas comprovam que qualquer ação de forma isolada funcionaria, sendo assim, é fundamental uma mudança de olhar por parte do professor para o aluno, enxergando-o como um sujeito que está inserido em uma sociedade, mas, sobretudo, uma luta diária e dedicação de todos os envolvidos no processo escolar. |