“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13923

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Inteligência Artificial
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Alexandre Gomes Caldeira
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros João Vítor Rodrigues de Vasconcelos, Mário Sarcinelli Filho
Título Atravessando Passagens Estreitas com Seguimento de Caminho em VANT
Resumo A integração de veículos aéreos não tripulados (VANTs) em diferentes missões e serviços dependem da sua capacidade de deliberar e planejar soluções durante a navegação de um ambiente, muitas vezes sujeito a restrições geométricas que frequentemente não podem ser contempladas através de estratégias clássicas de desvio de obstáculos. Portanto, neste trabalho é proposto um método de construção de caminho suave e fechado que garante transposição segura por passagens desafiadoras, além de respeitar as limitações físicas do robô. Uma nova aproximação para a proposição de pontos de controle de curvas Bèzier na etapa de planejamento de caminho é traçada e um esquema de controle multicamadas é apresentado e validado em simulação e experimentos com diferentes robôs e restrições de movimento. A fim de garantir que uma passagem segura seja traçada no ambiente atravessando passagens estreitas genéricas, uma distância de segurança é criada em função da geometria do robô e dos pontos de controle. Tais pontos são otimizados como entrada para cálculo de curvas Bèzier que respeitam parâmetros físicos do VANT minimizando o erro de posicionamento durante a execução do algoritmo. Mediante testes com diferentes VANTs em diferentes velocidades, variando a posição e orientação das passagens estreitas em ambientes compactos, a proposta foi validada incialmente por simulação computacional e, posteriormente, por experimentos físicos, corroborando sua efetividade ao cumprir a tarefa desejada. Simultaneamente, uma estrutura de controle multicamada integrou a dinâmica e odometria do VANT com os cálculos de curva espacial Bèzier para seguimento do caminho através uma malha de controle de estabilidade comprovada previamente via teoria de Lyapunov. Trabalhos futuros contemplam ampliação do grau de autonomia do robô através de algoritmos de localização e mapeamento simultâneo (SLAM) e detecção visual de objetos assim como a cooperação de diversos robôs para execução de diferentes tarefas como vigilância, navegação e mapeamento urbano, dentre outros casos.
Palavras-chave VANT, Seguimento de Caminho, Controle
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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