“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13888

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pedro Alexandre Henriques Pedretti
Orientador CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA
Outros membros Diego Henrique Silveira Ramos, Emanoela Guimarães de Castro, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Jordana Maciel Campos, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Maria Teperino Pinho, Stella Borges Paiva, Victória Nepomuceno dos Santos
Título Campanha Outubro Rosa 2019: Como Orientar? Como Cuidar?
Resumo Introdução: O Câncer de Mama (CM) é a neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, e a incidência estimada para 2020 é de 66.280 casos. Tal doença pode ser diagnosticada de forma precoce pela mamografia, possibilitando melhor tratamento e qualidade de vida. É de suma importância a atuação dos profissionais de saúde no sentido de democratizar o acesso às informações e ao conhecimento sobre prevenção, rastreio e tratamento do CM. Nesse contexto, as ações educativas em saúde se destacam como ferramentas estratégicas de atuação no âmbito da assistência em saúde, contribuindo para a melhoria da saúde das mulheres. Objetivos: capacitação dos profissionais de saúde dos hospitais municipais sobre a campanha do Outubro Rosa para que estes atuem como propagadores de informação em saúde. Descrição das atividades: inicialmente foi realizado um contato com os dois hospitais da cidade visando a organização das campanhas. Posteriormente foram elaboradas as oficinas sobre o tema, que se constituíram de quatro momentos: num primeiro momento foi feita a organização do espaço físico com a cor da campanha e com elementos que chamassem a atenção para a temática; em seguida ocorreu a exposição dialogada sobre CM, ressaltando aspectos importantes como identificação dos sintomas, diagnóstico precoce e tratamento; o terceiro momento ocorreu com a abertura de um espaço para a debater e esclarecer as dúvidas dos ouvintes, principalmente mulheres, visando esclarecer dúvidas individuais do público. Os questionamentos feitos foram principalmente sobre o exame de mamografia e outros exames que auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama. Por fim, o quarto momento consistiu na apresentação de doze modelos de mamas de biscuit contendo sinais que podem predizer o desenvolvimento de CM, como retração do mamilo, abaulamento, pele em aspecto de “casca de laranja”, dentre outros. As oficinas tiveram duração média de 02 horas, participação de 70 pessoas, e foram coordenadas por alunos de Medicina e Enfermagem da UFV, sob a supervisão docente. Resultados: a adesão do público às oficinas e sua participação foi notável, observado pelas perguntas realizadas nas discussões e pela participação atenta durante a exposição oral. As atividades educativas junto aos profissionais de saúde é importante para a melhoria dos serviços prestados, além de possibilitar que os mesmos atuem como multiplicadores das informações recebidas, contribuindo tanto a nível individual, auxiliando na adoção de práticas de melhor funcionalidade, saúde e bem estar, quanto no incentivo à disseminação de conhecimentos no âmbito coletivo, potencializando a efetividade da campanha. Conclusões: as campanhas de prevenção do CM são ferramentas que despertar a atenção, ampliar e atualizar os conhecimentos sobre o assunto, e contribuem para aumentar a adesão do público feminino às ações de prevenção da doença.
Palavras-chave Neoplasias da Mama, Educação em Saúde, Equipe Interdisciplinar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.