Outros membros |
Diego Henrique Silveira Ramos, Emanoela Guimarães de Castro, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Jordana Maciel Campos, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Maria Teperino Pinho, Stella Borges Paiva, Victória Nepomuceno dos Santos |
Resumo |
Introdução: O Câncer de Mama (CM) é a neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, e a incidência estimada para 2020 é de 66.280 casos. Tal doença pode ser diagnosticada de forma precoce pela mamografia, possibilitando melhor tratamento e qualidade de vida. É de suma importância a atuação dos profissionais de saúde no sentido de democratizar o acesso às informações e ao conhecimento sobre prevenção, rastreio e tratamento do CM. Nesse contexto, as ações educativas em saúde se destacam como ferramentas estratégicas de atuação no âmbito da assistência em saúde, contribuindo para a melhoria da saúde das mulheres. Objetivos: capacitação dos profissionais de saúde dos hospitais municipais sobre a campanha do Outubro Rosa para que estes atuem como propagadores de informação em saúde. Descrição das atividades: inicialmente foi realizado um contato com os dois hospitais da cidade visando a organização das campanhas. Posteriormente foram elaboradas as oficinas sobre o tema, que se constituíram de quatro momentos: num primeiro momento foi feita a organização do espaço físico com a cor da campanha e com elementos que chamassem a atenção para a temática; em seguida ocorreu a exposição dialogada sobre CM, ressaltando aspectos importantes como identificação dos sintomas, diagnóstico precoce e tratamento; o terceiro momento ocorreu com a abertura de um espaço para a debater e esclarecer as dúvidas dos ouvintes, principalmente mulheres, visando esclarecer dúvidas individuais do público. Os questionamentos feitos foram principalmente sobre o exame de mamografia e outros exames que auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama. Por fim, o quarto momento consistiu na apresentação de doze modelos de mamas de biscuit contendo sinais que podem predizer o desenvolvimento de CM, como retração do mamilo, abaulamento, pele em aspecto de “casca de laranja”, dentre outros. As oficinas tiveram duração média de 02 horas, participação de 70 pessoas, e foram coordenadas por alunos de Medicina e Enfermagem da UFV, sob a supervisão docente. Resultados: a adesão do público às oficinas e sua participação foi notável, observado pelas perguntas realizadas nas discussões e pela participação atenta durante a exposição oral. As atividades educativas junto aos profissionais de saúde é importante para a melhoria dos serviços prestados, além de possibilitar que os mesmos atuem como multiplicadores das informações recebidas, contribuindo tanto a nível individual, auxiliando na adoção de práticas de melhor funcionalidade, saúde e bem estar, quanto no incentivo à disseminação de conhecimentos no âmbito coletivo, potencializando a efetividade da campanha. Conclusões: as campanhas de prevenção do CM são ferramentas que despertar a atenção, ampliar e atualizar os conhecimentos sobre o assunto, e contribuem para aumentar a adesão do público feminino às ações de prevenção da doença. |