“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13874

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lael Machado Rodrigues
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Janayna Avelar Motta
Título O processo de criação de sinais-termo em libras: a representação de conceitos na área da educação
Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa intitulada como “Sinalário da área da Educação: catalogação para a acessibilidade e inclusão de pessoas surdas no ensino superior”, contemplado pelo edital 018/2019/PRE/UFV. A pesquisa teve como cerne colaborar com a permanência de alunos(as) surdos(as) no ensino superior, a partir da melhoria do acervo de sinais em Libras referentes a termos e conceitos voltados para a área da Educação, com o mapeamento, catalogação e inserção de sinais advindos das práticas pedagógicas de uma IES da Zona da Mata Mineira no Dicionário Online Bilíngue Libras/Português. Para isso, o objetivo do estudo foi entender como se constitui o processo de criação de sinais-termo em conteúdos específicos da área da Educação, atentando-se para as estratégias de tradução e interpretação exercidas pelos TILS (Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais) e as especificidades linguísticas da Libras. Inicialmente, foi realizado o levantamento das disciplinas que receberam alunos(as) surdos(as) matriculados(as) na área da Educação. A escolha das disciplinas se deu a partir de três parâmetros de relevância: (i) o número de possíveis alunos abarcados pelas disciplinas, (ii) a sequência de futuras disciplinas exigidas pelo cumprimento dessas e (iii) o fato de serem disciplinas obrigatórias pelos seus respectivos cursos (Pedagogia e Educação do Campo), elevando assim, a possibilidade de futuros(as) alunos(as) surdos(as) às cursarem. Posteriormente, ocorreu a análise dos conteúdos apresentados nas bibliografias básicas e complementares. Esse processo decorreu a partir do uso da ferramenta de análise quantitativa Iramuteq. Com ela, foi possível elencar os dados documentais obtidos com a análise das disciplinas, focando nos termos e conteúdos específicos mais reincidentes ao longo das disciplinas, para em seguida, os comparar com os sinais em Libras inseridos no Dicionário da Língua de Sinais do Brasil, de Capovilla. Após a verificação dos conceitos apresentados na disciplina e sua representação em Libras, foram realizadas entrevistas com os TILS da instituição, a fim de analisar o contexto de tradução e como se dá o processo de criação de sinais-termo, os quais representam os conceitos das disciplinas. Os resultados demonstraram que para a constituição dos sinais-termo é preciso um trabalho conjunto, envolvendo: comunidade surda, professores e intérpretes. A partir dessa tríade é possível compreender o significado dos conteúdos e termos lecionados e aplicar estratégias para a otimização da comunicação entre comunidade surda e ouvinte.
Palavras-chave Libras, Sinais-termo, Educação.
Forma de apresentação..... Vídeo
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