“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13844

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Medicina veterinária
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Breno Filipe Reis de Oliveira
Orientador ABELARDO SILVA JUNIOR
Outros membros Daniel Augusto Pio de Almeida, Larissa Lana de Paula Leber, Laura Morais Nascimento Silva, Viviane Sisdelli Assao
Título Genótipos emergentes de PCV2 no Brasil
Resumo A suinocultura é um setor agropecuário de grande destaque para a base econômica brasileira. Sendo assim, a sanidade dos rebanhos suínos é de grande importância, prevenindo o aparecimento de doenças que podem causar grandes perdas. PCV2 está associado a múltiplas doenças que causam significativos prejuízos econômicos e biológicos, além de ser considerado o agente etiológico principal das doenças associadas ao circovirus suíno (PCVAD). As PCVAD são infecções causadas pelo Porcine Circovirus 2 que podem se desenvolver na forma respiratória, entérica, dermatológica, reprodutiva e até mesmo sistêmica.
Até o momento, foram identificados cinco genótipos de PCV2, sendo estes PVC2a, PCV2b, PCV2c, PCV2d, PCV2e e PCV2f. O PCV2 tem mostrado um mecanismo de evoluação e diversidade genética, o que vem sendo demostrado pelos diversos genótipos já encontrados.
Amostras de linfonodos, baço, pulmão e soro foram coletadas de suínos de granjas com suspeita de PCVADs. Parte das amostras coletadas em animais de terminação durante o procedimento de abate comercial e outra parte das amostras foram de granjas comerciais do Minas Gerais.
Foram utilizados primers desenhados pelo grupo de pesquisa que amplifica o genoma parcial do PCV2. A região a ser amplificada possui aproximadamente 950 bp. Esta região amplifica toda a ORF2, região responsável por codificar a proteína do capsídeo viral e utilizada nos ensaios de bioinformática para genotipagem do PCV2. A técnica de Nested PCR foi padronizada combinando primers descritos para detecção e sequenciamento do capsídeo. O produto do Nested PCR foi submetido a eletroforese em gel de agarose 1% em tampão Tris Borato EDTA 0,5X. O resultado da corrida foi visualizado sob luz ultravioleta e o tamanho do fragmento foi comparado com marcador de peso molecular.
Em amostras de natimortos, fetos, linfonodos mesentéricos, placentas, porcas e leitões foram encontradas 115 amostras negativas para PCV2 e 35 amostras positivas, resultando em percentual de cerca de 30% positivo para detecção da região responsável por codificar a proteína do capsídeo viral de PCV2
Identificou-se a presença de PCV2 em amostras de tecidos de suínos em diferentes tipos e faixas etárias, fornecendo dados que sugerem a circulação do vírus em populações de suínos. Na nova etapa do trabalho, as análises genéticas serão realizadas para avaliar as características antigênicas e potenciais novos genótipos a serem identificados no Brasil.
Palavras-chave suinocultura, PCVAD, sanidade de rebanhos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.