“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13839

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Zootecnia
Setor Departamento de Zootecnia
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Caroline Pereira de Abreu
Orientador RENATA VERONEZE
Outros membros Gabryele Almeida Santos, Mateus Diniz Silva, PAULO HENRIQUE REIS FURTADO CAMPOS, Sábata Cristina Januário Raimundi
Título Efeito da inclusão de Macaúba (Acrocomia aculeata) na conversão alimentar da progênie de varrões com alto e baixo valor genético para consumo alimentar residual.
Resumo Estudos recentes mostram que a torta de polpa de macaúba, subproduto da produção de biodiesel, pode ser incluída até o nível de 15% em dietas de suínos em crescimento sem afetar o desempenho dos animais. No entanto, pouco se sabe sobre a inclusão da torta da polpa de macaúba na dieta de suínos na fase de terminação. O presente estudo visa avaliar o efeito na conversão alimentar da inclusão de torta de polpa de macaúba na dieta da progênie de varrões com alto e baixo valor genético para consumo alimentar residual. O experimento (Protocolo CEUAP 083/2019) foi conduzido na Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão em Melhoramento de Suínos do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Um total de 134 suínos (machos e fêmeas) progênie de varrões com alto ou baixo valor genético para consumo alimentar residual (CAR) e peso corporal inicial de 33,4 ± 3,4 kg foram utilizados no experimento. Os animais foram distribuídos em baias com ração e água fornecidas ad libitum durante todo o experimento. As baias foram consideradas as unidades experimentais e dois suínos foram alocados em cada baia. Foi utilizada uma dieta controle à base de milho e farelo de soja e uma dieta com adição de 50g/kg de polpa de Macaúba em um programa de alimentação de quatro fases: crescimento 1 (C1 - 0 a 20 dias de experimento), crescimento 2 (C2 - 21 a 40 dias), terminação 1 (T1 - 41 a 65 dias), terminação 2 (T2 - 66 – 90 dias). O consumo de ração foi mensurado ao final de cada fase, sendo que o desperdício de ração foi coletado e pesado manualmente diariamente e considerado nos cálculos de consumo total. Os suínos foram pesados individualmente nos dias 0, 21, 41, 66 e 91 do experimento e os dados das pesagens e do consumo foram utilizados para o cálculo da conversão alimentar (CA). A análise de variância foi realizada utilizando o PROC MIXED do SAS, por meio de um modelo que incluiu os efeitos fixos de sexo, dieta, grupo de valor genético e a interação entre os fatores. As interações entre os fatores avaliados (sexo, valor genético e dieta) não foram significativas (P > 0,05) para CA em nenhuma das quatro fases avaliadas; sendo assim, os fatores foram considerados independentes. Os machos tiveram menor CA que as fêmeas (1,84 vs. 1,99 kg/kg; P < 0,05) na fase C1. Contudo, apresentaram maior CA que as fêmeas na fase C2 (2,52 vs. 2,31). Machos e fêmeas não diferiram quanto a CA nas fases de terminação. Progênie de varrões com alto CAR apresentaram menor conversão alimentar em comparação a progênie de varrões baixo valor genético para CAR (1,88 vs. 1,95) na fase C1. Não houve efeito significativo da dieta na CA dos animais em nenhuma das fases avaliadas. A adição de torta de polpa de macaúba na dieta de suínos não influenciou a conversão alimentar dos suínos nas fases de crescimento e terminação, demonstrando o potencial de utilização desse resíduo da indústria de biodiesel na alimentação de suínos.
Palavras-chave desempenho, suínos, dieta
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.