Resumo |
Introdução- instituições de ensino superior do terceiro milênio se firmam em três pilares, são esses: ensino, pesquisa e extensão. Tais pilares se convergem afim de preparar o discente para a futura atuação profissional, o tornando ciente de sua responsabilidade social, contribuindo assim para a sua formação humana, cidadã e profissional. As empresas júniores (Ej) consistem em um dispositivo institucional facultativo no processo formativo dos acadêmicos, sendo está uma atividade de extensão que busca promover o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional dos seus associados, estimulando sobretudo o espírito empreendedor. O objetivo do estudo foi perceber o real impacto das experiências vivenciadas em uma Ej sobre a formação profissional e acadêmica de seus ex-membros. Metodologia: Foi aplicado um questionário por meio da plataforma google forms a 12 ex-membros de uma Ej da UFV, sendo o mesmo composto por sete questões. Analise e discussão: Foi feita a análise de conteúdo dos dados o que permitiu, através da categorização das respostas, perceber o impacto positivo na formação acadêmica e profissional dos ex-membros, sobretudo em relação a construção da práxis, no desenvolvimento de hábitos e habilidades, na ampliação do repertório de conhecimentos, no investimento na formação e na ampliação da perspectiva de atuação desses sujeitos. Segundo os relatos o aporte prático e teórico fomentado pela experiência, se constituiu enquanto um diferencial durante a graduação, possibilitando a esses sujeitos o desenvolvimento de novos hábitos e habilidades, um maior vinculo institucional, a construção da práxis através da conciliação entre os conhecimentos da grade curricular e a atuação na Ej, fato que aumentava o número de relacionamento desses sujeitos e os transmitia a sensação de já estarem inclusos no mercado de trabalho. Resultados: Em relação a atuação profissional, os relatos indicam que a experiência possibilitou o desenvolvimento de características importantes para o seu sucesso profissional, dentre elas foram destacados a responsabilidade, a proatividade, a organização, o maior repertório de conhecimentos para atuação, a cultura do investimento sobre a formação e a oportunidade do primeiro emprego ou empreendimento. Conclusão: A partir disso concluímos que o impacto das vivências dentro da EJ é positivo, sendo este alterado em sua magnitude de acordo com o tempo de inserção do aluno dentro da empresa, pois os alunos que permaneceram por mais tempo na Ej tiveram um maior impacto positivo do que os alunos participaram por um tempo menor. |