Resumo |
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal brasileiro de estímulo à formação de profissionais bem qualificados, críticos e pró-ativos, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Nacionalmente, o PET foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Cláudio de Moura Castro, então Diretor-Geral naquela época, desenvolveu este programa para elevar a qualificação dos estudantes de nível superior de qualquer curso, a fim de que os mesmos alcançassem alto nível em sua carreira acadêmica e no mercado de trabalho. O PET/Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em particular, começou a funcionar em março de 1985 e o objetivo deste artigo é, em comemoração aos 35 anos de existência do grupo, registrar a história do PET/Biologia da UFV para trazer à tona diversas temáticas que foram desenvolvidas ao longo dos anos e salientar a importância desse projeto para a comunidade acadêmica. Atualmente, o grupo realiza uma série de atividades como seminários, curso de língua estrangeira, cursos de capacitação e palestras. O grupo também desenvolve projetos de extensão, realiza discussões de livros e artigos e atividades voltadas, principalmente, para os estudantes do Curso de Ciências Biológicas, como a Semana PET e o Dia do Biólogo. Adicionalmente, como existem outros PET’s na UFV, todos buscam integrar-se e trocar informações através de eventos como o InterPET, a Troca de Saberes e o Curso de Férias. Muitas destas atividades são realizadas desde a criação do grupo, pois, contribuem para o desenvolvimento da habilidade de falar em público, desinibição e compartilhamento de conhecimentos. Outras vão sendo substituídas para atender as demandas específicas dos petianos. Porém, todas visam complementar a formação acadêmica global dos mesmos. Para obter as opiniões dos ex-petianos sobre as contribuições do Programa para sua formação pessoal e profissional, no final de 2019, solicitamos que os mesmos respondessem um questionário. Analisando as respostas, verificamos que dos 89 ex-petianos que já se encontram no mercado de trabalho, 35 atuam como professor no Ensino Superior, 23 como pesquisadores, 12 são professores da Educação Básica, 2 atuam como biólogos e os demais exercem atividades diversas. Também verificamos que 81 dos 89 dos ex-petianos (91%) continuaram seus estudos em Programas de Pós-graduação e que 95,5% continuam atuando em sua área de formação. Esses dados evidenciam a influência positiva do programa sobre a formação acadêmica dos discentes do Curso, uma vez que as atividades desenvolvidas e a atuação em grupo contribuem para manter/aumentar a motivação dos alunos ao longo de todo o curso e estimular os estudos. Conclui-se, assim, que nesses 35 anos de história do PET/Biologia na UFV, muitos alunos foram beneficiados, de diferentes formas. Por isso, é de extrema importância que o programa seja cada vez mais fortalecido e continue a existir. |