“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13831

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, MEC
Primeiro autor Julia Martins de Andrade
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Djalma Aguiar Luna, Helena Martiniano Almeida, João Victor de Oliveira Motta, Tandara Ketlyn Degobi Xavier
Título 35 anos de história: a importância do PET/Biologia - UFV
Resumo O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal brasileiro de estímulo à formação de profissionais bem qualificados, críticos e pró-ativos, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Nacionalmente, o PET foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Cláudio de Moura Castro, então Diretor-Geral naquela época, desenvolveu este programa para elevar a qualificação dos estudantes de nível superior de qualquer curso, a fim de que os mesmos alcançassem alto nível em sua carreira acadêmica e no mercado de trabalho. O PET/Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em particular, começou a funcionar em março de 1985 e o objetivo deste artigo é, em comemoração aos 35 anos de existência do grupo, registrar a história do PET/Biologia da UFV para trazer à tona diversas temáticas que foram desenvolvidas ao longo dos anos e salientar a importância desse projeto para a comunidade acadêmica. Atualmente, o grupo realiza uma série de atividades como seminários, curso de língua estrangeira, cursos de capacitação e palestras. O grupo também desenvolve projetos de extensão, realiza discussões de livros e artigos e atividades voltadas, principalmente, para os estudantes do Curso de Ciências Biológicas, como a Semana PET e o Dia do Biólogo. Adicionalmente, como existem outros PET’s na UFV, todos buscam integrar-se e trocar informações através de eventos como o InterPET, a Troca de Saberes e o Curso de Férias. Muitas destas atividades são realizadas desde a criação do grupo, pois, contribuem para o desenvolvimento da habilidade de falar em público, desinibição e compartilhamento de conhecimentos. Outras vão sendo substituídas para atender as demandas específicas dos petianos. Porém, todas visam complementar a formação acadêmica global dos mesmos. Para obter as opiniões dos ex-petianos sobre as contribuições do Programa para sua formação pessoal e profissional, no final de 2019, solicitamos que os mesmos respondessem um questionário. Analisando as respostas, verificamos que dos 89 ex-petianos que já se encontram no mercado de trabalho, 35 atuam como professor no Ensino Superior, 23 como pesquisadores, 12 são professores da Educação Básica, 2 atuam como biólogos e os demais exercem atividades diversas. Também verificamos que 81 dos 89 dos ex-petianos (91%) continuaram seus estudos em Programas de Pós-graduação e que 95,5% continuam atuando em sua área de formação. Esses dados evidenciam a influência positiva do programa sobre a formação acadêmica dos discentes do Curso, uma vez que as atividades desenvolvidas e a atuação em grupo contribuem para manter/aumentar a motivação dos alunos ao longo de todo o curso e estimular os estudos. Conclui-se, assim, que nesses 35 anos de história do PET/Biologia na UFV, muitos alunos foram beneficiados, de diferentes formas. Por isso, é de extrema importância que o programa seja cada vez mais fortalecido e continue a existir.
Palavras-chave Educação Tutorial, formação discente, políticas públicas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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