“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13830

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bianca da Silva Andre
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Outros membros Débora Resende Araújo Guimarães, Lara Lelis Dias, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Thais Bitencourt Faria
Título Desconstrução de Esteriótipos Sociais em Enfermagem na Produção Cinematográfica: Relato de Experiência
Resumo DESCRIÇÃO: A representação cinematográfica da Enfermagem é marcada por antigos estereótipos trazidos desde os primeiros séculos, enfatizando-se a submissão a outro profissional, caridade e erotização da imagem da enfermeira. PÚBLICO-ALVO: Discentes e docentes da área da saúde interessados pelo tema. JUSTIFICATIVA: Necessidade de criação de espaços para estímulo ao pensamento crítico, principalmente de estudantes de graduação em enfermagem, buscando a desconstrução de modelos e padrões historicamente instaurados na sociedade. OBJETIVO: Descrever a experiência de estudantes de Enfermagem na abordagem do tema “Enfermagem e a Produção Cinematográfica”. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida no dia 09 de Julho de 2020, durante o Período Especial de Outono (PEO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), através da disciplina “Tópicos Especiais em Enfermagem I”. A atividade foi realizada virtualmente na forma de um seminário, cujo tema era “Enfermagem e a Produção Cinematográfica”, contando com a participação de cinco alunas que apresentaram a temática para a turma, após leitura de documentos e elaboração de uma apresentação em PowerPoint. RESULTADOS: Ao decorrer da exposição, foram discutidas produções que retratavam a Enfermagem em períodos históricos diversos, destacando-se: “Outlander”, “A História de Florence Nightingale”, “Pearl Harbor”, “Wit-Uma Lição de Vida” e “Entrando Numa fria”. Dessa forma, o grupo abordou os pontos principais de cada filme e série, citando o tema central e as condições de saúde da época tratada, dando ênfase na representação social do papel do enfermeiro em cada período. Assim, questões envolvendo a valorização/desvalorização do profissional, suas condições de trabalho e a construção da sua imagem pela sociedade foram amplamente discutidas pelas estudantes. Isso permitiu observar que existem expressões, símbolos, cenários e ideais variados sobre a profissão, marcados predominantemente por estereótipos. Com esse trabalho, avaliou-se a necessidade de estimular a formação integral crítica - reflexiva dos graduandos em enfermagem quanto à veiculação da figura da enfermeira nas produções cinematográficas. CONCLUSÕES: Fica evidente que existe necessidade de se ampliar o debate acadêmico a respeito dos efeitos gerados por estigmas e estereótipos construídos na contemporaneidade sobre a profissão, estimulando o pensamento crítico, a apreensão da realidade concreta, bem como a autonomia intelectual dos graduandos. A abordagem do tema Enfermagem e Cinema nessa atividade promoveu um espaço de grande reflexão e debate para as estudantes, fomentando a importância da luta pelo modelo de enfermagem que se acredita: baseada em evidências científicas e marcada pela ética, autonomia, identidade profissional, humanização, respeito, empatia e valorização.
Palavras-chave Enfermagem, Produção Cinematográfica, Estereótipos na Enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,74 segundos.