“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13823

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lucas Araujo Silva
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Gêneros, sexualidades e emoções no ensino e aprendizagem de línguas
Resumo Este é um trabalho teórico que compõe um projeto de mestrado em Letras. Através de revisão de bibliografia, discorro sobre os estudos de gêneros e sexualidades e os estudos de emoções no ensino e aprendizagem de línguas, balizado pela Linguística Aplicada Crítica. Objetivo aqui problematizar o ensino e aprendizagem de línguas e torná-lo mais adequado à realidade social, estabelecendo relação entre gêneros, sexualidades e emoções, visto que esses temas são atravessados pelo poder e são sóciohistoricamente construídos, o que consequentemente afeta a educação. O Brasil é o país que mais contribui para a morte violenta de pessoas LGBTQIA+ no mundo e, ao mesmo tempo, esses dados são socialmente ignorados pelo fato de que forças conservadoras se movimentam contra uma educação que contemple a diferença e cultive a cidadania através da criticidade. Neste processo de questionamento da educação se inserem também as emoções, pois elas são indissociáveis dos sujeitos que agem no ensino e aprendizagem e, por muitas vezes, são ignoradas, consideradas inferiores à razão e taxadas como algo não profissional. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizada uma busca por artigos que abordassem os temas gêneros, sexualidades e emoções (de forma relacionada e/ou isolada) em 8 periódicos brasileiros de Linguística Aplicada considerando as notas qualis A1, B1 e B2 e o recorte temporal dos últimos 10 anos (2010-2020). No total foram investigadas 216 edições de periódicos e encontrados somente 8 artigos que discorrem sobre gêneros e sexualidades, porém nenhum deles relaciona os temas a emoções. Como resultado, constatei que há uma baixa produção de trabalhos sobre gêneros e sexualidades no ensino de línguas, considerando o recorte temporal, a quantidade de publicações investigadas e o número de artigos encontrados. Notei também que no contexto de produção nacional não há trabalhos que relacionem gêneros, sexualidades e emoções no ensino e aprendizagem de línguas. Logo, em meio a essa lacuna, se faz relevante considerar pesquisas que proponham mostrar as relações entre gêneros, sexualidades e emoções como maneira de ampliar esses campos do conhecimento. Ademais, se faz necessário compreender quais emoções são suscitadas pelos temas gêneros e sexualidades, visto que estes são temas emocionalmente sensíveis, já que o poder socialmente instituído naturaliza e legitima certas práticas sociais e condena outras.
Palavras-chave Gêneros e Sexualidades, Emoções no Ensino e Aprendizagem de Línguas, Linguística Aplicada Crítica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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