“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13811

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pedro Caixêta Mansur dos Reis
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros Álisson Carlos Souza Rodrigues, Arthur Zoppi Martins, Caio Marchesani Schoereder, Emanuel Felipe da Silva
Título Análise e validação do sistema de suspensão de um veículo Baja
Resumo O sistema de suspensão de um veículo Baja têm duas principais funções: amortecer as vibrações provenientes da pista e proporcionar uma maior performance dinâmica em situações de curva. Os feedbacks recebidos na competição nacional 2019, indicavam que o CP19, carro que representou a equipe UFVbaja na última competição, apresentava uma alta rigidez na suspensão, gerando enorme desconforto para o condutor. Percebeu-se assim a necessidade de conciliar o desempenho em curvas com o conforto. Objetivou-se com o presente trabalho apresentar melhorias que possibilitassem diminuir a rigidez da suspensão sem haver perda do desempenho em curvas e validá-las. Foram estipuladas três metas para o projeto. Diminuir a transmissibilidade de movimento dianteira e traseira em 10%, alcançar uma transferência lateral de carga no eixo traseiro entre 65% e 70%, e obter aceleração lateral máxima inferior a 0,75 g. O estudo foi conduzido em três etapas. Visando alcançar a primeira meta, a constante elástica foi o fator diferencial para alterar o coeficiente de amortecimento e, consequentemente, a transmissibilidade. Foi desenvolvida uma rotina de cálculos no software Octave® para verificar o comportamento do CP19 e encontrar a melhor configuração de molas para o CP20. A mola traseira utilizada em 2019 proporcionava picos de transmissibilidade de 1,17 na dianteira e 1,39 na traseira. Para solucionar esse problema realizou-se a troca das molas por outras com menor rigidez, que levaram a transmissibilidade dianteira para 1,02 e traseira para 1,05. Com a finalidade de compensar as mudanças das molas que levaram à transferência lateral de carga no eixo traseiro anteriormente de 67% para 64% e alcançar um caráter sobresterçante, que é um dos parâmetros mais importantes para a dinâmica lateral de um Baja e que está diretamente ligada a segunda e a terceira meta estabelecida, optou-se pela adoção da barra estabilizadora em virtude do seu baixo custo e simples fabricação. Assim, foi dimensionada uma barra estabilizadora, que proporcionou a 69% de transferência lateral de carga no eixo traseiro, conciliando o caráter sobresterçante com a transposição de obstáculos. Para validar o novo comportamento em curvas, foi realizado um teste de skid pad que consistia em contornar uma rotatória de 5 m de raio aumentando a velocidade gradativamente até os pneus perderem a aderência com o solo. A finalidade do teste foi obter a aceleração lateral máxima do CP19 e do CP20 com e sem a barra estabilizadora. Para isso o carro foi instrumentado com um acelerômetro capaz de medir a aceleração lateral máxima para os três casos. Após o teste se verificou que o CP20 com a barra obteve aceleração lateral máxima de 0,71 g. Concluiu-se então que este trabalho alcançou sucesso proporcionando que o CP20 fosse um carro mais confortável e com melhor desempenho em curvas se comparado ao CP19, fato refletido durante a competição de 2020, na qual a equipe obteve resultados melhores que o ano anterior.
Palavras-chave Suspensão, Baja Dinâmica, Conforto.
Forma de apresentação..... Vídeo
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