“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13802

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Álvaro Eustáquio de Matos Reis
Orientador PAULO TADEU GANDRA CAMPOS
Título Trocas Intertemporais e as obras oferecidas pelo Programa Nacional do Livro Didático ao Ensino Médio brasileiro
Resumo O Colégio de Aplicação CAp - COLUNI que é assistido pelo Programa Nacional do Livro Didático passou a contar com uma nova disciplina denominada Projeto de Educação Financeira (PEF) a partir do ano de 2017. Tal disciplina, dependendo da abordagem, se utiliza da matemática financeira para fazer inferências dentro de contextos financeiros reais e não simplesmente trabalha a matemática financeira para a fixação de operações e fórmulas matemáticas. Assim, no decorrer das aulas dessa disciplina, diante de discussões próprias à Educação Financeira, surgiu a indagação de se pesquisar possíveis diferenças de abordagem em contextos financeira em relação aos livros didáticos adotados pelo próprio colégio. Com o objetivo de analisar tais diferenças e sob os respaldos teóricos das Trocas Intertemporais, apresentado por Eduardo Gianetti em seu livro O valor do amanhã (2012) e da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard (1996), pesquisamos os capítulos de matemática financeira de seis exemplares de livros de matemática oferecidos pelo PNLD ao CAp-COLUNI tendo como foco principal dizer como têm sido trabalhadas as Trocas Intertemporais nos exemplares disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático. O presente trabalho que é fruto de uma pesquisa fomentada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM) e orientado pela metodologia de pesquisa Engenharia Didática, de Michele Artigue (1988), partiu da hipótese de pesquisa de que as obras ofertadas pelo governo não fazem um estudo aprofundado das Trocas Intertemporais, no campo de assuntos financeiros, visto as impressões que surgiram durante as discussões presentes nas aulas da disciplina Projeto de Educação Financeira. Como resultado, encontramos dados que comprovam nossa hipótese de pesquisa e desse modo, apontamos a importância do presente trabalho na direção de contribuir para a continuidade e extensão da implementação de disciplinas de Educação Financeira na Educação Básica, mais precisamente no Ensino Médio.
Palavras-chave Trocas Intertemporais, Teoria Antropológica do Didático, Educação Financeira
Forma de apresentação..... Painel
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