“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13797

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Maraisa Machado Maia
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Cecília Loren Silva, Márcio Gustavo Vieira Sorrentini
Título Experiências em Projeto Temático sobre botânica e genética no Ensino Médio na Residência Pedagógica
Resumo A botânica e a genética são duas áreas desafiadoras da biologia do ponto de vista dos estudantes. Uma das alternativas para diminuir o afastamento entre estudantes e esse conhecimento é trabalhá-lo de maneira contextualizada a fim de que eles criem significações para este conteúdo. Com o objetivo de trazer isso à realidade dos adolescentes do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), situada no município de Viçosa em Minas Gerais, criamos um projeto temático, de adesão voluntária, intitulado “Cultivando Saberes” no contraturno de suas aulas durante nossa atuação no Programa Residência Pedagógica. O projeto visava replicar os experimentos de Mendel com Ervilhas e acompanhar o desenvolvimento das plantas: estudar cada um de seus órgãos conforme estes fossem surgindo. Assim, seria possível tornar mais palpável o conteúdo trabalhado e aproveitar a horta da escola. A divulgação se deu por avisos em sala solicitando uma lista de interessados, cartaz e uma exibição de vídeo durante o intervalo na segunda semana de março de 2019. O projeto se estendeu até julho do mesmo ano. Os estudantes realizaram a separação e plantio das sementes, auxiliaram seu manejo e realizaram uma planilha de acompanhamento das mudas. Por ser uma atividade voluntária, a adesão dos estudantes foi abaixo do esperado. Houveram também alguns atrasos no nosso planejamento, como perda de mudas, ataque de formigas, dificuldade de encontro de sementes de ervilha no município, dificuldades organizacionais para montar um cronograma de regas e recesso. Procuramos transformar essas dificuldades em chances de aprendizagem. O ataque das formigas proporcionou duas aulas: uma à respeito de pragas e outra à respeito de seu controle. Entretanto, os estudantes no segundo semestre ao se depararem com as plantas muito debilitadas devido à ausência de regas durante o recesso e também pela proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desistiram de continuar. Conseguimos cumprir então a maior parte dos nossos objetivos em botânica, entretanto, quando saímos de recesso as primeiras flores estavam se abrindo e a ausência de água fez com que poucas vagens vingassem. Logo, não foi possível separar as sementes puras (utilizando a terminologia de Mendel), então, não foi possível refazer o experimento. Quanto à baixa adesão ao projeto concluímos que uma alternativa seria oferecer aos estudantes a oportunidade de incrementar as notas na disciplina de Biologia. Se possível, a melhor opção seria desenvolver as atividades como complemento às aulas, em uma sequência didática. A replicação dos experimentos com ervilhas é proposta em diversos livros de biologia e ciências, entretanto nas fontes consultadas por nós nunca havia detalhes específicos com relação aos tratos culturais, tempo de colheita, etc. Para próximas experiências será necessário estudar melhor as formas de despertar o interesse dos estudantes e fazer com que se sintam pertencentes, de fato, dessa empreitada.
Palavras-chave Ensino de Biologia, Genética, Botânica
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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