“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13785

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda de Paula Nogueira
Orientador HENRIQUE PINTO GOMIDE
Outros membros Bruna de Oliveira Alves, Caroline de Freitas Silva, Gabrielle Maria Silva Gomes, Jussara Cássia Rafael Martins, Laís Ferreira Felicio, Lavinia Ladeira Egydio, Soraya Souza Pinto, Tayane Naraiane de Freitas
Título Atividades lúdicas como estratégia de promoção de saúde para crianças e adolescentes acolhidos em abrigo: um relato de experiência
Resumo INTRODUÇÃO: De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, até o dia 10 de agosto de 2020, o número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade acolhidos em instituições brasileiras era de 32.041. Como assegurado na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, o local de amparo deve garantir cuidado e proteção, oferecendo receptividade digna e individualizada a cada habitante. Em contrapartida, estudos afirmam que as crianças residentes de ambiente institucional não recebem o cuidado necessário no que diz respeito a carinho e aos estímulos essenciais para um desenvolvimento psicológico saudável, como por exemplo, incentivo às ações lúdicas. OBJETIVOS: Relatar a experiência de realização de atividades lúdicas com as crianças e os adolescentes do bairro Barrinha, em Viçosa-MG, como forma de promoção da saúde. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: A prática foi realizada no Abrigo Esperança do Amanhecer, no dia 22/09/2019 e contou com um total de doze crianças e adolescentes com idades entre 2 e 16 anos e dez acadêmicas do 2º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. O encontro durou 5h e foram utilizados lápis de cor, pincéis, tinta guache, folhas com desenhos para colorir, bolas e dinâmicas de interação com futebol, música e piquenique. RESULTADOS ALCANÇADOS: A princípio, parte dos integrantes das atividades demonstrou timidez frente às dinâmicas aplicadas. Em contrapartida, o restante do grupo demonstrou muito entusiasmo. Como consequência, a prática permitiu que as acadêmicas conquistassem a confiança dos membros relutantes, o que possibilitou uma interação entre as crianças e as estudantes, sendo este um fator importante para promoção de saúde. Ao final de todas as atividades, foi aplicado um questionário ilustrativo ao grupo para averiguar se as intervenções haviam sido satisfatórias, o resultado foi considerado positivo. CONCLUSÃO: Relacionando o que foi exposto com o cuidado de enfermagem, é imprescindível compreender que a inclusão do brincar na assistência visa promover a saúde das crianças. Desse modo, após o início das práticas lúdicas, sobretudo àquelas que necessitavam de toque corpo-a-corpo, foi possível observar uma grande interação entre todo o grupo e as estudantes, proporcionando um momento descontraído com o início da criação de vínculos. Contudo, o período da experiência foi curto e, nesse caso, seriam necessárias novas articulações que proporcionassem constância à prática aplicada.
Palavras-chave Atividade lúdica, instituição de acolhimento, promoção de saúde.
Forma de apresentação..... Vídeo
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