Resumo |
Durante a juventude, os processos de inserção social pelos quais passam esses sujeitos englobam a vivência da sexualidade e representam uma tomada de autonomia. A sexualidade é configurada subjetivamente nos indivíduos a partir de suas histórias individuais e experiências cultural e historicamente situadas. Nesse sentido, os processos de educação sexual contemplam a assimilação de atitudes, valores, comportamentos e manifestações ligados à sexualidade e expressos em padrões sociais durante a socialização. Apesar das orientações formais para educação sexual escolar, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que apregoam uma educação plural e transversal, ainda persistem modelos pautados na prevenção, em aspectos biológico-centrados e despreparo dos professores. Tendo isso em consideração, este estudo buscou analisar a produção bibliográfica referente à educação sexual escolar voltada para jovens e adolescentes, bem como identificar como os artigos encontrados apontam para a necessidade de superação de práticas educativas normatizadoras e biologizantes, e do despreparo docente para lidar com as temáticas relativas à educação sexual. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico na biblioteca virtual Scielo, agrupando a produção relativa aos últimos 10 anos, seguida de uma análise da produção consultada. Foram identificados 10 artigos, dos quais, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 6. Constatou-se que a educação sexual escolar ainda encontra-se majoritariamente voltada a questões biológicas e preventivas, com limitações em termos de transversalização e discussões em torno da diversidade. A discussão aponta para a necessidade de ações intersetoriais e o reconhecimento das distintas realidades sociais de adolescentes e jovens. Assim, valorizando-se o protagonismo e autonomia do jovem, substituindo-se o modelo biológico e preventivo e integrando-se escola, família e outros atores sociais, pode-se caminhar rumo à consolidação de práticas educativas mais inclusivas e transversais. |