“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13739

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Elizângela Fernandes Ferreira Santos Diniz
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Iasmin Pires Leite, Sulamita Melo Delazari
Título Efeitos de um programa de estimulação psicomotora no tempo de reação de crianças com o transtorno do espectro autista
Resumo Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de origem neurobiológica e desencadeia diversos sintomas acerca da comunicação, da interação social e do comportamento, bem como um processamento de informação diferenciado. Nessa perspectiva, ressalta-se a importância da estimulação sensório-motora em crianças com o TEA, pois as atividades desenvolvidas poderão contribuir com estímulos para o processamento de informação, contribuindo assim, com as atividades da vida diária. Cabe ressaltar também que o tempo de reação (TR) é um dos elementos chave para um bom processamento de informação, pois auxilia na execução de uma resposta a partir de um estímulo.
Objetivo: Verificar o efeito de oito semanas de estimulação psicomotora no tempo de reação de crianças com TEA.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo avaliação de programas. Participaram da pesquisa 5 crianças com o diagnóstico de TEA, com idade média de 88+9,19 meses. Os critérios de inclusão foram: a) ter idade entre 6 a 12 anos; b) ter diagnóstico médico de TEA. Como critério de descontinuidade, foi empregado se ausentar do programa por um período superior à 25% do total das intervenções. Para mensurar o TR pré e pós programa, utilizou-se o teste computadorizado de reação simples do Sistema de Viena na versão RT/S1. Essa versão permite avaliar o TR simples, através de um estímulo no visor, quando este aparece o participante deve emitir uma reação mais rápida possível de retirar o dedo da tecla de descanso e pressionar a tecla de reação. O estímulo é apresentado 28 vezes, para cada participante. Antes de iniciar a aplicação do RT/S1, as crianças tiveram uma fase de treino, para que pudessem se familiarizar com o equipamento e o teste. O programa de estimulação psicomotora foi planejado considerando as potencialidades e as dificuldades de cada criança, sendo os conteúdos desenvolvidos: esquema corporal, tonicidade, equilíbrio, organização espaço-temporal, motricidade fina e grossa. As intervenções aconteceram de forma individualizada, com duração entre 35 a 40 minutos, uma vez por semana, durante 8 semanas. Na semana seguinte ao término do programa, as crianças foram reavaliadas. A coleta de dados aconteceu em duas instituições de ensino superior, sendo elas, Universidade Federal de Viçosa e o Centro Universitário Governador Ozanam Coelho. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com análise descritiva de média e desvio padrão, e para verificar o efeito do programa no TR, aplicou-se o teste de Wilcoxon para duas amostras relacionadas. Para significância adotou-se o valor de p<0,05.
Resultados: O TRcognitivo pré-programa foi de 603,20+116,5 segs., enquanto, na avaliação pós-programa obteve-se 641,20+130,54 segs. (p=0,068). O TRmotor, inicial foi de 306,20+68,34 segs. e o final 303,00+53,00 segs (p=0,0 893).
Conclusão: Conclui-se que um programa de estimulação psicomotora durante oito semanas não foi o suficiente para melhorar o TR.
Palavras-chave Transtorno do Espectro Autista, Crianças, Tempo de Reação
Forma de apresentação..... Painel
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