ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação física |
Setor | Departamento de Educação Física |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Elizângela Fernandes Ferreira Santos Diniz |
Orientador | EVELINE TORRES PEREIRA |
Outros membros | Iasmin Pires Leite, Sulamita Melo Delazari |
Título | Efeitos de um programa de estimulação psicomotora no tempo de reação de crianças com o transtorno do espectro autista |
Resumo | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de origem neurobiológica e desencadeia diversos sintomas acerca da comunicação, da interação social e do comportamento, bem como um processamento de informação diferenciado. Nessa perspectiva, ressalta-se a importância da estimulação sensório-motora em crianças com o TEA, pois as atividades desenvolvidas poderão contribuir com estímulos para o processamento de informação, contribuindo assim, com as atividades da vida diária. Cabe ressaltar também que o tempo de reação (TR) é um dos elementos chave para um bom processamento de informação, pois auxilia na execução de uma resposta a partir de um estímulo. Objetivo: Verificar o efeito de oito semanas de estimulação psicomotora no tempo de reação de crianças com TEA. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo avaliação de programas. Participaram da pesquisa 5 crianças com o diagnóstico de TEA, com idade média de 88+9,19 meses. Os critérios de inclusão foram: a) ter idade entre 6 a 12 anos; b) ter diagnóstico médico de TEA. Como critério de descontinuidade, foi empregado se ausentar do programa por um período superior à 25% do total das intervenções. Para mensurar o TR pré e pós programa, utilizou-se o teste computadorizado de reação simples do Sistema de Viena na versão RT/S1. Essa versão permite avaliar o TR simples, através de um estímulo no visor, quando este aparece o participante deve emitir uma reação mais rápida possível de retirar o dedo da tecla de descanso e pressionar a tecla de reação. O estímulo é apresentado 28 vezes, para cada participante. Antes de iniciar a aplicação do RT/S1, as crianças tiveram uma fase de treino, para que pudessem se familiarizar com o equipamento e o teste. O programa de estimulação psicomotora foi planejado considerando as potencialidades e as dificuldades de cada criança, sendo os conteúdos desenvolvidos: esquema corporal, tonicidade, equilíbrio, organização espaço-temporal, motricidade fina e grossa. As intervenções aconteceram de forma individualizada, com duração entre 35 a 40 minutos, uma vez por semana, durante 8 semanas. Na semana seguinte ao término do programa, as crianças foram reavaliadas. A coleta de dados aconteceu em duas instituições de ensino superior, sendo elas, Universidade Federal de Viçosa e o Centro Universitário Governador Ozanam Coelho. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com análise descritiva de média e desvio padrão, e para verificar o efeito do programa no TR, aplicou-se o teste de Wilcoxon para duas amostras relacionadas. Para significância adotou-se o valor de p<0,05. Resultados: O TRcognitivo pré-programa foi de 603,20+116,5 segs., enquanto, na avaliação pós-programa obteve-se 641,20+130,54 segs. (p=0,068). O TRmotor, inicial foi de 306,20+68,34 segs. e o final 303,00+53,00 segs (p=0,0 893). Conclusão: Conclui-se que um programa de estimulação psicomotora durante oito semanas não foi o suficiente para melhorar o TR. |
Palavras-chave | Transtorno do Espectro Autista, Crianças, Tempo de Reação |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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