“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13737

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Thaís Rafaela de Carvalho
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Celib: Formação de professores e ensino de Libras em tempos de pandemia
Resumo O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB) foi criado na UFV no ano de 2011, a partir dos propósitos do Programa de Extensão de Línguas (PRELIN), associado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Este curso está vinculado ao Departamento de Letras (DLA) e objetiva oferecer aos alunos dos cursos de licenciatura a possibilidade de atuar nas salas do CELIB como professores de Libras. Desse modo, o propósito principal é propiciar um espaço de formação inicial e profissional para esses futuros professores. A partir dessa formação inicial de ensino da Libras como segunda língua (L2) aos licenciandos, o CELIB oferece cursos de Libras nos seguintes níveis: Libras 1 e 2 (básico); Libras 3 e 4 (intermediário); Libras 5 e 6 (avançado). Por intermédio nos cursos oferecidos é possível apoiar a formação continuada para professores de Viçosa e região que desejam promover um ensino inclusivo. O CELIB segue o calendário da Universidade, desse modo, devido a pandemia do Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas, consequentemente, durante os seis primeiros meses do ano de 2020 as aulas presenciais não aconteceram. No entanto, orientações e ações foram mobilizadas pela equipe do CELIB em conjunto com a bolsista PIBEX. Foram realizadas ações integralmente virtuais e remotas, visando a adaptação da formação inicial de professores, aderindo aos meios digitais. Para isso, a equipe reorganizou o Curso de Capacitação de Professores (CTP), dando enfoque na utilização de tecnologias no ensino de línguas. Também foi retomado o contato com os alunos do CELIB por meio da produção de vídeos em seu canal do YouTube. Os vídeos foram gravados em Libras, com legenda em Língua Portuguesa. Dentre eles, destaca-se a produção do vídeo de apresentação do CELIB, o primeiro do canal, que contribuiu para a divulgação do projeto em plataformas digitais. Ainda, houve o planejamento de eventos no formato de webinários e a discussão, via reuniões no aplicativo Google Meet, sobre a produção de materiais digitais e a retomada das atividades do curso de forma remota. Em relação aos eventos, está sendo planejado o “Setembro Azul”, que tem por objetivo promover discussões e reflexões acerca das lutas e conquistas da comunidade surda. Além disso, o evento contará com a participação de alguns especialistas da Libras e possibilitará a interação entre ouvintes e surdos da comunidade acadêmica e de Viçosa. Por fim, vêm sendo realizadas reuniões mensais com a equipe do PRELIN e semanais com a equipe do CELIB com intuito de repensar estratégias para o cumprimento das metas e objetivos pré-estabelecidos. Acredita-se que por meio dessa readaptação no plano de trabalho, é possível promover acessibilidade e inclusão das pessoas surdas, uma vez que por meio delas a Libras passa a ser divulgada e legitimada na comunidade ouvinte.
Palavras-chave Libras, Formação de professores, ensino de L2
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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