“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13732

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Thais de Carvalho Maia
Orientador TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Outros membros Lucas Alcantara Tótola, Pedro Henrique da Silva Queiroz
Título Tecendo NÓS DE ÀGUA e articulando uma rede de educação socioambiental comunitária na bacia hidrográfica do São Joaquim, Araponga-MG
Resumo A água é um recurso natural fundamental para a vida, sendo indispensável em praticamente todas as atividades humanas, especialmente das comunidades que vivem em áreas agrícolas. Cada vez mais, tem se verificado uma redução da vazão e regularidade dos cursos d´água e uma crescente deterioração da qualidade dos corpos hídricos. O solo exerce papel fundamental no ciclo hidrológico. Para se dispor de água, inclusive nos períodos de estiagem, torna-se fundamental o uso e manejo adequado do solo na propriedade rural. Diversos estudos têm apontado melhorais na qualidade do solo, a partir do manejo agroecológico e uso de tecnologias sociais em propriedades de agricultores familiares (Sousa, 2011). O Município de Araponga - MG, localizado na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro tem relevância quando se trata de experiencias agroecológicas de manejo da água. Esse projeto objetivou, em conjunto com a comunidade rural, contribuir com a construção do conhecimento nessa área. A partir de oficinas, práticas e teóricas, de educação socioambiental junto aos estudantes da Escola Família Agrícola – Puris e agricultores familiares da Zona da Mata Mineira, pretendeu-se formar multiplicadores de tecnologias sociais para água no meio rural, propiciando maior emancipação social dos envolvidos, somando o conhecimento popular ao técnico em processos de experimentação e construção do conhecimento. Foram realizadas 15 oficinas de educação socioambiental com os alunos e monitores da Escola Família Agrícola – Puris no ano de 2018, com foco na conservação da água e do solo. A partir de um mapa das águas realizado pelos alunos do primeiro ano, foi possível diagnosticar diversos problemas relacionados a água na escola e de forma participativa o planejamento das soluções. Além das oficinas na escola, foram também realizadas atividades em campo. Ações de plantio de água e saneamento rural na própria escola junto com os alunos e monitores e, quando possível, tendo participação de agricultores da comunidade. Com o objetivo de atingir um maior número de pequenos produtores rurais, formando multiplicadores desses conhecimentos, foram realizados três cursos de plantio de água e mutirões abordando tecnologias sociais de manutenção do solo para uma maior conservação dos recursos hídricos. Participaram desses mutirões cerca de 60 agricultores rurais. Acredita-se que a partir das atividades da rede Nós de Água, foi possível contribuir positivamente com as condições qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos da Zona da Mata Mineira, além da formação de multiplicadores de conhecimentos e tecnologias sociais envolvendo a conservação do solo e da água.
Palavras-chave agroecologia, educação ambiental, água
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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