Resumo |
A água é um recurso natural fundamental para a vida, sendo indispensável em praticamente todas as atividades humanas, especialmente das comunidades que vivem em áreas agrícolas. Cada vez mais, tem se verificado uma redução da vazão e regularidade dos cursos d´água e uma crescente deterioração da qualidade dos corpos hídricos. O solo exerce papel fundamental no ciclo hidrológico. Para se dispor de água, inclusive nos períodos de estiagem, torna-se fundamental o uso e manejo adequado do solo na propriedade rural. Diversos estudos têm apontado melhorais na qualidade do solo, a partir do manejo agroecológico e uso de tecnologias sociais em propriedades de agricultores familiares (Sousa, 2011). O Município de Araponga - MG, localizado na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro tem relevância quando se trata de experiencias agroecológicas de manejo da água. Esse projeto objetivou, em conjunto com a comunidade rural, contribuir com a construção do conhecimento nessa área. A partir de oficinas, práticas e teóricas, de educação socioambiental junto aos estudantes da Escola Família Agrícola – Puris e agricultores familiares da Zona da Mata Mineira, pretendeu-se formar multiplicadores de tecnologias sociais para água no meio rural, propiciando maior emancipação social dos envolvidos, somando o conhecimento popular ao técnico em processos de experimentação e construção do conhecimento. Foram realizadas 15 oficinas de educação socioambiental com os alunos e monitores da Escola Família Agrícola – Puris no ano de 2018, com foco na conservação da água e do solo. A partir de um mapa das águas realizado pelos alunos do primeiro ano, foi possível diagnosticar diversos problemas relacionados a água na escola e de forma participativa o planejamento das soluções. Além das oficinas na escola, foram também realizadas atividades em campo. Ações de plantio de água e saneamento rural na própria escola junto com os alunos e monitores e, quando possível, tendo participação de agricultores da comunidade. Com o objetivo de atingir um maior número de pequenos produtores rurais, formando multiplicadores desses conhecimentos, foram realizados três cursos de plantio de água e mutirões abordando tecnologias sociais de manutenção do solo para uma maior conservação dos recursos hídricos. Participaram desses mutirões cerca de 60 agricultores rurais. Acredita-se que a partir das atividades da rede Nós de Água, foi possível contribuir positivamente com as condições qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos da Zona da Mata Mineira, além da formação de multiplicadores de conhecimentos e tecnologias sociais envolvendo a conservação do solo e da água. |