“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13731

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Vivian Raniere Mendes Silva
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Título Metodologias ativas aplicadas ao ensino de Economia para os cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Resumo Apesar dos longos debates sobre qual a melhor metodologia deve ser aplicada em sala de aula para promover uma eficiente absorção do conhecimento por parte dos alunos, observa-se cada vez mais, que novos conceitos e métodos têm sido adotados pelos docentes, assim como metodologias ativas que procuram dar ênfase na aprendizagem em detrimento do ensino, onde o professor se torna um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Essas metodologias ativas propõem um ensino fundamentado em múltiplas visões que proporcionem aos alunos aprendizagens que desenvolvam a visão crítica, criativa e transformadora. Considerando a eficiência e benefícios que as metodologias ativas possuem, este projeto objetivou aplicar as técnicas de metodologias ativas nas disciplinas de Economia para os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus UFV Rio Paranaíba. As metodologias utilizadas, organizadas de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, foram: O Panorama Sobe e Desce, a metodologia “O que sei sobre”, a Aula invertida, o desenvolvimento de um Mapa mental, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a Análise Gráfica e o Plikers. Essas metodologias foram aplicadas nas disciplinas de Economia Rural, Economia l e Economia Il para turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Como resultados, observou-se que o desempenho dos alunos se torna mais apurado com o auxílio destas metodologias aplicadas. Entretanto não é cabível a mensuração desse desempenho, uma vez que não há forma de compará-lo entre as diferentes turmas, ou entre os alunos, devido a outras variáveis influenciadoras como (1) diferença na percepção dos alunos quanto ao conteúdo estudado, (2) a impossibilidade repetir um conteúdo com e sem o uso da metodologia, uma vez que estas são utilizadas em ambiente de sala de aula, (3) a impossibilidade de comparar o desempenho obtido entre as turmas. Notou-se por parte dos alunos uma certa resistência e desconforto com o uso de metodologias como aula invertida e análise gráfica, pois são metodologias que os levam a sair da zona de conforto e se colocar como apresentador do conteúdo. Contudo, com a aplicação do projeto, os alunos ofereceram feedbacks positivos, uma vez que as metodologias ativas aplicadas em sala de aula, agiram como facilitadoras para transmissão e entendimento dos conteúdos, tornando as aulas mais ativas e participativas.
Palavras-chave Metodologias ativas, Projeto de ensino, Economia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.