Resumo |
Apesar dos longos debates sobre qual a melhor metodologia deve ser aplicada em sala de aula para promover uma eficiente absorção do conhecimento por parte dos alunos, observa-se cada vez mais, que novos conceitos e métodos têm sido adotados pelos docentes, assim como metodologias ativas que procuram dar ênfase na aprendizagem em detrimento do ensino, onde o professor se torna um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Essas metodologias ativas propõem um ensino fundamentado em múltiplas visões que proporcionem aos alunos aprendizagens que desenvolvam a visão crítica, criativa e transformadora. Considerando a eficiência e benefícios que as metodologias ativas possuem, este projeto objetivou aplicar as técnicas de metodologias ativas nas disciplinas de Economia para os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus UFV Rio Paranaíba. As metodologias utilizadas, organizadas de acordo com o conteúdo a ser trabalhado, foram: O Panorama Sobe e Desce, a metodologia “O que sei sobre”, a Aula invertida, o desenvolvimento de um Mapa mental, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a Análise Gráfica e o Plikers. Essas metodologias foram aplicadas nas disciplinas de Economia Rural, Economia l e Economia Il para turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil. Como resultados, observou-se que o desempenho dos alunos se torna mais apurado com o auxílio destas metodologias aplicadas. Entretanto não é cabível a mensuração desse desempenho, uma vez que não há forma de compará-lo entre as diferentes turmas, ou entre os alunos, devido a outras variáveis influenciadoras como (1) diferença na percepção dos alunos quanto ao conteúdo estudado, (2) a impossibilidade repetir um conteúdo com e sem o uso da metodologia, uma vez que estas são utilizadas em ambiente de sala de aula, (3) a impossibilidade de comparar o desempenho obtido entre as turmas. Notou-se por parte dos alunos uma certa resistência e desconforto com o uso de metodologias como aula invertida e análise gráfica, pois são metodologias que os levam a sair da zona de conforto e se colocar como apresentador do conteúdo. Contudo, com a aplicação do projeto, os alunos ofereceram feedbacks positivos, uma vez que as metodologias ativas aplicadas em sala de aula, agiram como facilitadoras para transmissão e entendimento dos conteúdos, tornando as aulas mais ativas e participativas. |