Resumo |
O Programa de Educação Tutorial em Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa promove diversos projetos de ensino direcionados, principalmente, para alunos de graduação, seja em Bioquímica ou em cursos relacionados. Visto que, devido à pandemia de COVID-19, as atividades planejadas para o ano de 2020 foram afetadas negativamente, fez-se a necessidade de adaptação do maior número possível das mesmas para modalidade remota. O Catálise de Ideias foi um projeto criado em 2018 com a finalidade de aproximar os alunos de graduação do mercado de trabalho e assim facilitar o entendimento acerca das diversas áreas de atuação do profissional bioquímico bem como a criação de vínculos empregatícios futuros. Em sua terceira edição, o Catálise de Ideias teve como tema “A visão bioquímica no combate à COVID-19”. O evento foi dividido em dois dias de duas palestras cada, com duração total de aproximadamente quatro horas. Para a execução, fez-se o uso das seguintes plataformas: redes sociais (como Instagram, Facebook, etc) para divulgação, “StreamYard” para bastidores, “Youtube” como plataforma final de transmissão ao vivo e contato direto com participantes e “Even3” para emissão de certificados. O grupo também oferece ocasionalmente minicursos como o de “Introdução à Programação na Linguagem Python” ministrado em julho do ano vigente por um discente de Engenharia Elétrica da UFV. O objetivo principal do minicurso foi permitir que os inscritos adquirissem uma noção básica de programação e como utilizá-la para auxiliar em estudos relacionados à bioquímica e biologia, principalmente. A duração do minicurso foi de uma semana e, para a execução, utilizou-se a plataforma “Google Meet”, onde os participantes puderam interagir diretamente com o ministrante, tirar dúvidas e resolver exercícios fundamentais para o entendimento do conteúdo proposto. Para a emissão do certificado, exigiu-se do inscrito pelo menos 75% de presença, a qual foi calculada através de um formulário online que deveria ser preenchido diariamente com o nome do participante e uma palavra-chave dita pelo ministrante no mesmo dia. Em ambos eventos, o formulário de feedback online foi o utilizado como método de avaliação da comissão organizadora. Neles, os participantes puderam deixar suas opiniões acerca da pontualidade, plataformas, clareza nas informações, conteúdo abordado e também se o evento cumpriu as expectativas criadas, além de sugestões para possíveis edições futuras. Os dois eventos, obtiveram resultados satisfatórios e os únicos impasses se deram devido à problemas com a conexão de internet e falta de experiência com as plataformas selecionadas. Por fim, conclui-se que a adaptação de tais projetos para formato remoto, como a de muitos outros anteriormente idealizados no formato presencial, foi essencial para que as atividades do grupo não fossem interrompidas, além de contribuir para o crescimento do mesmo já que a busca por rápidas soluções se fez vital e o trabalho em equipe foi aguçado. |