Resumo |
O IFMG Campus Avançado Ponte Nova, situada na antiga estação ferroviária da cidade, é a única instituição pública federal da microrregião que oferta educação técnica, tecnológica e de formação profissional, portanto, possui um papel estratégico na expansão e interiorização da Rede Federal. Somando a essa demanda territorial por formação, evidencia-se o quase silenciamento dos idosos como público-alvo de cursos que abordam educação financeira. O presente trabalho, parte do projeto de extensão “Além dos trilhos: educação financeira para o envelhecimento ativo” surge com o propósito de promover o envelhecimento ativo e socializar conhecimentos sobre educação financeira com idosos do município de Ponte Nova, que em 2017 tornou-se a primeira cidade do Brasil “Amiga da pessoa idosa”. Diante da pandemia, as atividades com os idosos ocorrem por meio do grupo “Ativa Idade” em aplicativo de mensagens e em perfis nas redes sociais. A inserção do projeto nas redes sociais busca dar publicidade às ações, a despeito da maior parte do público atendido não possuir perfil em tais espaços, a expectativa é que os usuários alcançados possam ajudar a disseminar os conteúdos compartilhados para outros idosos, o que amplia a escala do público-alvo. Apesar do alcance de divulgação para inscrições ter ultrapassado 400 visualizações na internet, tivemos apenas 15 inscritos e uma desistência. O grupo foi criado em 22 de junho de 2020 e como uma maneira de aproximar dos idosos, conversamos durante um mês sobre temas relacionados a prevenção contra a Covid-19, a necessidade do distanciamento social, além de dicas para manter a mente e o corpo saudáveis. Entre os conteúdos, compartilhamos podcasts do programa “Minuto da Pessoa Idosa”, produzidos em uma parceria do Governo de Minas com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O perfil do grupo se resume nas seguintes características: o mais jovem tem 60 anos e o mais velho tem 77; sendo 13 mulheres e um homem; cinco são de Ponte Nova e os demais de cidades vizinhas; 92,% são aposentados e responderam que são donas de casa. No que se refere ao diagnóstico realizado, a maioria (92%) nunca havia participado de formação sobre educação financeira, apesar disso o mesmo percentual considera importante que a família tenha o hábito de poupar e afirmou ter atitudes conscientes em relação a suas finanças pessoais. Contudo, mais da metade paga alguma conta parcelada, entre crédito consignado, cartão de crédito e crediário em lojas. As expectativas dos idosos a respeito do tema se resumem em aprender a cuidar do dinheiro, a não endividar e ao consumo consciente. Além disso, temos recebido retornos positivos, com relatos de mudanças de comportamento de alguns idosos em função do que é compartilhado e a satisfação deles em integrar o grupo, corroborando a premissa de que a convivência, mesmo que virtual, contribui para minimizar o isolamento e o sentimento de solidão. |