“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13709

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maria Victória Campos Corcini Pereira
Orientador Amanda Resende Piassi
Outros membros Juliana Cirqueira de Paiva, Marco Antônio Adriam Ferreira , Mateus Guimarães Diôgo
Título “É ciência?” - Rompendo as barreiras do ensino tradicional
Resumo Ciências naturais são das áreas em que os alunos apresentam notável grau de dificuldade e resistência, sobretudo nas matérias de física e química. O baixo nível de aprendizado dos alunos brasileiros foi comprovado nos últimos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em que o Brasil ocupou em 2018, o 68º em um ranking que classifica os 79 países. Uma das possibilidades para esse baixo desempenho pode estar na concepção tradicional e pouco reflexiva com que as disciplinas vêm sendo trabalhadas em sala de aula no Brasil, o que leva as disciplinas das ciências da natureza a serem julgadas pelos alunos como algo muito distante de sua realidade, ocasionando, dessa forma, desinteresse e resultados insuficientes na aprendizagem. Levando em considerações esses problemas e visando os objetivos da educação em ciências proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade, foi criado em 2019 o projeto de extensão “É ciência?“ no IFMG Campus Ponte Nova. O projeto tem como objetivo principal levar a ciência de maneira simples e contextualizada a alunos da rede pública de Ponte Nova, além de proporcionar aos alunos colaboradores um contato com a educação básica brasileira pública, levando-os a reflexão e incentivando-os a ingressar na área de ensino. O projeto tem como pilar a teoria de Ausubel, em que para ensinar toma-se como ponto inicial os conhecimentos prévios do aluno e fatos relacionados ao cotidiano. As escolas que participam do projeto são selecionadas de acordo com o Índice de desenvolvimento da educação básica no município, sendo escolhidas aquelas escolas que têm menor nota na avaliação. O “É ciência?” desde 2019 realiza oficinas práticas, feiras de ciência, palestras interativas, divulgação científica através da página do perfil do projeto nas redes sociais “eciencia.ifmg” e participação em eventos científicos. Atualmente, com o distanciamento físico provocado pela pandemia do COVID-19, o projeto foi reestruturado e as ações vêm acontecendo de forma remota, através da internet. Desde maio deste ano já foram ministradas três palestras interativas pela plataforma Google Meet, que contaram com a participação de aproximadamente 150 ouvintes cada uma. Essas palestras foram: “A física nos filmes de ficção científica”, “Há física na música?” e “Importantes contribuições de mulheres para a ciência”. Foram também criadas salas virtuais abertas, onde são disponibilizados semanalmente materiais complementares como: apostilas, links com direcionamentos para os conteúdos e orientação de estudos. Espera-se que a longo prazo as ações possam contribuir com o interesse pela área por parte dos alunos e com a aprendizagem significativa, minimizando a desigualdade de acesso e fomentando a produção do conhecimento em ciências da natureza.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Alfabetização científica, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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