“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13703

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Quintão Guilherme
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Amanda Aparecida Figueredo, Cintia Franco Araujo
Título Desafios na condução das aulas de Educação Física para alunos com Transtorno do Espectro Autista na rede estadual de educação de Pará de Minas – MG
Resumo A inclusão social é uma soma de execuções que possibilita uma participação efetiva e igual para todos os cidadãos na sociedade, sendo independente de gênero, raça, orientação sexual, condição física e nível social, entre outros. A inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares de ensino vem se tornando cada vez maior, fazendo com que seja preciso refletir sobre esse processo de inclusão, de forma que o mesmo seja satisfatório e atento de fato às necessidades desses alunos. Dentro das diversas formas de deficiência, destaca-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se caracteriza como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alterações qualitativas e quantitativas na comunicação, interação social e no comportamento, em diferentes graus de severidade. O objetivo do estudo foi investigar quais os principais desafios encontrados por professores de Educação Física na condução das aulas de alunos com TEA nas escolas da rede estadual de educação do município de Pará de Minas – MG. A amostra foi composta por 07 professores de Educação Física da rede estadual de educação do munícipio de Pará de Minas – Minas Gerais, os quais possuem incluídos nas turmas regulares alunos com TEA. Responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas com o objetivo de traçar as dificuldades encontradas e seus relatos de experiência. De acordo com as respostas coletadas, identificou-se que todos estão cientes da importância da inclusão dos alunos com TEA na rede regular de ensino, bem como ter uma efetiva participação às aulas de Educação Física. Pode-se observar, que mesmo os professores estando cientes dos benefícios que as atividades dadas nas aulas proporcionam aos alunos com TEA, eles relataram que as maiores dificuldades enfrentadas na atuação com alunos com o TEA são a falta de preparo e de conhecimento efetivo sobre o transtorno, para atuarem a frente desses alunos, devido a alta instabilidade emocional dos escolares. Conclui-se que os principais desafios encontrados pelos professores de Educação Física a condução de suas aulas para alunos com TEA é a falta de preparo dos próprios professores, a resistência em socializar dos estudantes, além da irritabilidade e agressividade dos mesmos. Os professores afirmam ainda, que é necessário promover a capacitação e melhoria dos seus conhecimentos, acerca das características peculiares dos alunos com TEA inseridos nas escolas regulares de ensino.
Palavras-chave Inclusão, TEA, Educação Física Escolar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.