ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Bioquímica |
Setor |
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular |
Bolsa |
PET |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
MEC |
Primeiro autor |
Michele Midori Koyama de Souza |
Orientador |
RAPHAEL DE SOUZA VASCONCELLOS |
Outros membros |
Leonardo Vinicius de Oliveira, Lucas da Silva Lopes, Luiza Silva de Farias, Maria Eduarda Almeida Pinto, Maria Eduarda Soares Ramos, Nayara Luiza Ribeiro, Nicole Almeida de Oliveira, Nicole de Paula Rodrigues |
Título |
Kit Moléculas da Vida: uma forma lúdica para o estudo da bioquímica |
Resumo |
Kit Moléculas da Vida: uma forma lúdica para o estudo da Bioquímica O Kit Moléculas da Vida é um material lúdico, constituído de peças de plástico que representam estruturas de DNA e RNA (fosfato, pentose, ligações de hidrogênio) e proteínas (aminoácidos), permitindo que o aluno estude processos de transcrição, replicação e tradução de forma mais visual, o que torna esses assuntos mais interessantes e fáceis de serem compreendidos. Em 2018, o Programa de Educação Tutorial (PET Bioquímica UFV), lançou um edital de seleção para escolas públicas e privadas de todo o Brasil a fim de disponibilizar esses Kits, e assim, divulgar e promover o estudo de bioquímica para alunos do ensino médio. Com isso esperava-se também ampliar o contato entre a Universidade e essas escolas. Assim, 17 escolas foram selecionadas e receberam o Kit juntamente com uma videoaula explicando seu manuseio. Umas das condições do edital, era o comprometimento da escola selecionada em enviar um feedback, respondendo algumas perguntas quanto a utilidade do kit, ao manuseio e outras informações, com fotos e vídeos para fins de divulgação e para uma posterior avaliação do impacto causado pelo mesmo no aprendizado em sala de aula. O PET Bioquímica recebeu esses feedbacks ao longo de 2019 a partir dos quais foi possível perceber que houve um maior interesse dos estudantes pelos assuntos relacionados a biologia molecular e que o Kit Moléculas da Vida de fato ajudou na compreensão desse assunto, além de proporcionar uma interação entre os alunos e o professor, o que também facilita o aprendizado. Outro resultado interessante foi a publicação de um paper na revista Informação (vol. 6 n°7) intitulado “Construindo o DNA: ludicidade e aprendizagem significativa na escola de tempo integral” pelo Prof. Dr. Emanoel Oliveira dos Santos, que trabalha em uma das escolas (Escola Estadual Padre Eduardo). Com bases nessas informações, observamos que o Kit Moléculas da Vida possibilitou aulas didáticas e dinamizadas, alcançando resultados além dos esperados e possibilitando a construção de diversos conhecimentos. |
Palavras-chave |
Kit DNA-RNA-Proteínas, ludicidade, aprendizado |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |