“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13664

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lawinia Paula Cordeiro
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Título O uso de multirrepresentação e de ciclos de interação em aulas virtuais de química para o ensino médio
Resumo A problemática orientadora desta investigação é a escassez de material digital de aprendizagem de química disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (PVANet) utilizado pelo colégio CAp­-COLUNI. O projeto se insere no âmbito de implementação de experiências didáticas e metodológicas que visam à melhoria do processo de ensino e aprendizagem na UFV. O objetivo é a elaboração de aulas virtuais de química para a 1ª série do ensino médio, contendo recursos de multirrepresentação e ciclos de interação, que sejam significativas, estendam o contato com o conteúdo de Química para além do horário de aula e sirvam de referência para licenciandos em experiência de prática escolar. Com a suspensão das aulas, devido à pandemia de COVID-19, foi realçado o potencial de se utilizar tal material em situações em que só o ensino remoto se revela possível. Os materiais utilizados para a confecção das aulas virtuais foram o KompoZer versão 0.8b3, multiplataforma, disponível para Linux, MacOS e Windows e notebooks e computadores para a formulação das aulas, além de diversos livros e conteúdo da internet destinados à Química do Ensino Médio. O processo metodológico para a confecção desse instrumento de aprendizagem se deu a partir de uma perspectiva crítica, criativa e dinâmica, de forma que as aulas integrem e contribuam efetivamente para o processo educacional. O trabalho se deu por meio dos ciclos de interação entre o registro do conhecimento por etapas e, muitas vezes, revisto, sendo que as instruções incluíram representações em múltiplos domínios em uma mesma explicação, para que as informações sejam efetivamente absorvidas e favoreçam uma aprendizagem mais eficaz e permanente. Dentre essas múltiplas representações pode-se incluir descrição e significação, imagens, gráficos, fórmulas e equações. As aulas foram construídas de forma que os estudantes, ao acessá-las, tivessem pequena dependência de recursos e pessoas, o que se mostrou um recurso importante devido à suspensão das aulas presenciais. Como resultado desse projeto foram construídas 7 aulas virtuais que abordam todo o conteúdo de Química, usualmente, trabalhado no 1º semestre da 1ª série. Parte das aulas produzidas foram utilizadas para construir o aprendizado dos alunos durante o período de reconexão do Colégio de Aplicação da UFV com seus alunos, de maio a julho de 2020. Após um ano desse PIBIC-EM, é possível concluir que é possível criar materiais online com conteúdo completo e, mesmo assim, de fácil acesso e fácil assimilação. Além disso, a pandemia mostrou a enorme necessidade de conteúdos que possam ser acessados de qualquer lugar, necessitando somente de um dispositivo com acesso à internet, reforçando, assim, a importância do desenvolvimento de projetos como esse.
Palavras-chave Aulas virtuais, multirrepresentação, ciclos de interação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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