“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13658

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Juiz de Fora
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Orgânica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gabriela Dias Evangelista
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Outros membros Danielle da Silva Fernandes
Título Estudo da Isomeria por Meio de Modelos Alternativos com Embalagens de Leites Fermentados
Resumo Entre os grandes desafios enfrentados pelo sistema de educação formal, destaca-se a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente quando se trata da escola pública brasileira. Desse modo, uma série de disciplinas, que necessitam de atividades experimentais para a devida absorção do conteúdo, revelam-se de difícil assimilação por parte do aluno. Essa dificuldade na aprendizagem, resultante da indisponibilidade dos equipamentos exigidos para a compreensão, apresenta-se um dos motivos de desinteresse do estudante quanto à escola e da perpetuação do mito de que certas disciplinas, como a química, são de difícil entendimento. O objetivo do trabalho foi de contornar essa defasagem na aprendizagem da química e aperfeiçoar métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória, a exemplo, a isomeria química. A Isomeria química é um fenômeno observado quando dois ou mais compostos orgânicas têm a mesma fórmula molecular, mas a fórmula estrutural e suas propriedades físicas são diferentes. Os compostos químicas com essas características são denominadas isômeros. Para o trabalho foi utilizado embalagens de leite fermentado, tal como as das marcas Yakult e Chamyto. A partir desse material, foram construídas moléculas orgânicas, explicitando o fenômeno da isomeria química geométrica (cis e trans) e (E e Z) de uma maneira mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação CAp-COLUNI/UFV. Os estudos com o material alternativo foi proposto para facilitar a abordagem do assunto direcionado a esse público, melhorando ainda, a visualização das moléculas e a distribuição dos átomos nas estruturas espaciais, levando em consideração a dificuldade encontrada por muitos quando a abordagem é a isomeria geométrica dos compostos orgânicos. Além disso, convém ressaltar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que faz uso de embalagens já descartadas, isto é, promove a reciclagem das mesmas. Assim, o ensino da química nas escolas a partir de instrumentos lúdicos, vinculado à responsabilidade socioambiental da reciclagem, evidencia o modo que ambas as preocupações podem ser saciadas em conjunto.
Palavras-chave Isomeria geométrica, cis e trans, isomeria E e Z.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.