Resumo |
Entre os grandes desafios enfrentados pelo sistema de educação formal, destaca-se a falta de disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente quando se trata da escola pública brasileira. Desse modo, uma série de disciplinas, que necessitam de atividades experimentais para a devida absorção do conteúdo, revelam-se de difícil assimilação por parte do aluno. Essa dificuldade na aprendizagem, resultante da indisponibilidade dos equipamentos exigidos para a compreensão, apresenta-se um dos motivos de desinteresse do estudante quanto à escola e da perpetuação do mito de que certas disciplinas, como a química, são de difícil entendimento. O objetivo do trabalho foi de contornar essa defasagem na aprendizagem da química e aperfeiçoar métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória, a exemplo, a isomeria química. A Isomeria química é um fenômeno observado quando dois ou mais compostos orgânicas têm a mesma fórmula molecular, mas a fórmula estrutural e suas propriedades físicas são diferentes. Os compostos químicas com essas características são denominadas isômeros. Para o trabalho foi utilizado embalagens de leite fermentado, tal como as das marcas Yakult e Chamyto. A partir desse material, foram construídas moléculas orgânicas, explicitando o fenômeno da isomeria química geométrica (cis e trans) e (E e Z) de uma maneira mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação CAp-COLUNI/UFV. Os estudos com o material alternativo foi proposto para facilitar a abordagem do assunto direcionado a esse público, melhorando ainda, a visualização das moléculas e a distribuição dos átomos nas estruturas espaciais, levando em consideração a dificuldade encontrada por muitos quando a abordagem é a isomeria geométrica dos compostos orgânicos. Além disso, convém ressaltar o caráter sustentável do material desenvolvido, uma vez que faz uso de embalagens já descartadas, isto é, promove a reciclagem das mesmas. Assim, o ensino da química nas escolas a partir de instrumentos lúdicos, vinculado à responsabilidade socioambiental da reciclagem, evidencia o modo que ambas as preocupações podem ser saciadas em conjunto. |