Resumo |
O projeto proposto pretende ressaltar a influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nas políticas educacionais brasileiras. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da América Latina e do Caribe. Entretanto, de acordo com autores, como Scherma (2007), é possível visualizar a escassez de estudos, por parte dos educadores brasileiros, sobre essa organização tão importante. Nosso objetivo consiste em apresentar o BID, suas metas e propósitos desde a sua criação, a fim de compreender as recomendações sugeridas por essa organização financeira, sobre a permanência de alunos do ensino médio brasileiro e o combate à evasão. Os procedimentos metodológicos terão por base a pesquisa documental sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, como os documentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e com os estudos já desenvolvidos sobre o tema, para que seja possível compreender o assunto no seu contexto de produção. Nossa busca inicial será concentrada em identificar os trabalhos já produzidos sobre o BID na plataforma do Google Acadêmico, para que seja possível realizar uma interlocução desses trabalhos, poder contribuir com as pesquisas e lacunas ainda existentes, sobre a permanência dos alunos do ensino médio brasileiro. Cabe ressaltar que, em decorrência da pandemia do Covid-19, houve um complicador no levantamento bibliográfico. Plataformas restritas ao uso dentro da Universidade, como o Portal de Periódicos da Capes, não têm seus acervos disponíveis para a análise. Tal restrição evidencia que a democratização do conhecimento no Brasil ainda é limitada. O projeto a ser apresentado está em andamento. Nos encontramos na fase de revisão de literatura, mas como já existem outras pesquisas às quais esta pesquisa encontra-se vinculada, temos um acúmulo de discussão a oferecer. Como, por exemplo, documentos encontrados no repositório do BID referentes ao ensino médio, além de dados e pesquisas recentes sobre a evasão no ensino médio. Apesar dos importantes avanços e conquistas materializados na educação brasileira, o problema da evasão escolar persiste entre os jovens e adultos que estão no ensino médio. As causas são distintas e diversas, mas esperamos através da pesquisa alcançar as recomendações do BID para as políticas de permanência escolar aos alunos do ensino médio, as intervenções já desenvolvidas e as dificuldades encontradas no percurso de instauração. |