“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13581

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia aeroespacial
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruno Assis Paulino da Costa
Orientador JULIO CESAR COSTA CAMPOS
Título Otimização de perfil aerodinâmico de aeronaves rádio-controladas para a Competição SAE BRASIL AeroDesign por meio de algoritmos genéticos
Resumo Três são as classes de participantes da Competição SAE BRASIL AeroDesign, quais sejam: Advanced, Regular e Micro. Dentre os competidores, a equipe Skywards UFVoa de AeroDesign – cujo autor do presente trabalho pertenceu por 4 anos – inclui-se na classe Regular, a qual possui por objetivo o projeto e construção de uma aeronave rádio-controlada (ou UAV, sigla em inglês para Unmanned Aerial Vehicle) de porte médio, capaz de alçar voo com a maior carga paga, isto é, a carga total da aeronave subtraída de seu peso estrutural. Para tal, é significativa a escolha apropriada do perfil aerodinâmico da asa, visto sua considerável influência sobre o arrasto e a sustentação global da aeronave. A despeito disso, é limitada a quantidade de aerofólios disponíveis na internet que possuam as características particulares requeridas para esse gênero de aeronaves rádio-controladas. Assim, este trabalho visa solucionar esta dificuldade costumeira observada pela equipe: a obtenção do perfil mais adequado à missão da classe Regular. Para tanto, decidiu-se por realizar um processo de otimização, valendo-se inicialmente do estudo dos métodos de definição do formato do perfil (também denominados métodos de parametrização), dentre os quais destacam-se as metodologias PARSEC, Sobieczky, Hicks-Henne e Bézier. Posteriormente, fez-se uma análise comparativa entre algoritmos genéticos – concluindo pela robustez e confiabilidade do NSGA-II – e, por fim, iniciaram-se os processos de otimização, definindo as restrições, objetivos, intervalo de valores de variáveis, etc. Durante o curso do trabalho foi criado um novo método de parametrização, o qual foi bem-sucedido durante análises preliminares, mas no decorrer da otimização apresentou algumas deficiências. Já no concernente aos resultados, foram obtidos diversos perfis – cujos benefícios são notáveis relativamente a aerofólios habitualmente empregados pela equipe – mediante o uso da metodologia Bézier de 6º e 7º grau aplicada ao extradorso e intradorso, nessa ordem. O melhor perfil foi designado UFVoa001.
Palavras-chave UAV, Métodos de parametrização, Otimização
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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