“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13574

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jhenyffer Vilela Diogo
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Título Histórias enlaçadas: redes afetivas geracionais pela literatura.
Resumo O projeto intitulado “Histórias enlaçadas: redes afetivas geracionais pela literatura”, é um projeto de extensão desenvolvido na Ludoteca da Universidade Federal de Viçosa, com vigência de março de 2020 à 31 de dezembro do mesmo ano. Volta-se ao público de Viçosa e da microrregião que possui idade para brincar, prezando pelo desenvolvimento de atividades lúdicas atividades de literatura infanto-juvenil. O objetivo desse projeto é fortalecer os laços afetivos intergeracionais, utilizando da literatura infanto-juvenil para propiciar o resgate de memórias e também desenvolver atividades lúdicas por meio da Ludoteca, ofertando contação de histórias, cantigas e brincadeiras tradicionais. As atividades proporcionadas pelo projeto, contribuem efetivamente para o desenvolvimento do gosto pela leitura e audição de textos literários em prosa e verso, trazendo à tona memórias do passado. Diante do atual momento, o contexto de pandemia, necessitamos utilizar ferramentas online para desenvolver esse projeto. O Instagram é a ferramenta de melhor alcance e visibilidade para esse momento. Por meio de tal rede social buscamos acompanhar e nos aproximar das famílias para que sejam mantidos os vínculos geracionais. Dentre as principais ações do projeto, visando alcançar os objetivos, serão diversas postagens na página da Ludoteca no Instagram, promovendo oficinas literárias, envolvendo contações de histórias, leitura de histórias infantis, sarau de poesias, cantigas e dramatização de histórias. Como resultados esperados acredita-se que esse trabalho, em tempos de pandemia, tem proporcionado, primeiramente, para a bolsita, a oportunidade de refletir sobre as práticas pedagógicas e alternativas didático-metodológicas à partir da confeccão dos materiais para as oficinas, bem como a adequação das historias aos materiais utilizados e uma reflexão aprofundada sobre o tema da literatura infanto-juvenil diante do planejamento que tem sido realizado. Espera-se ainda, com esse projeto, a aproximação da Ludoteca com a comunidade viçosense e entre as famílias, que dentro de suas casas terão novas formas de interações por meio da literatura, dando oportunidade para que pais, filhos e avós possam criar bons hábitos e a partir deles fortalecer as redes afetivas geracionais ao desenvolver as atividades propostas pelo projeto em conjunto. Conclui-se que este projeto proporciona o engajamento das famílias na realização das atividades propostas, resgatando memórias dos adultos e fortalecendo os vínculos geracionais. Para a bolsista tem sido uma oportunidade rica de planejamento e reflexões sobre a prática e as alternativas metodológicas possíveis.
Palavras-chave Ludoteca, Contação de histórias, Vínculos geracionais.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.