Resumo |
Nos últimos anos, no Brasil, verificou-se um aumento no número de pessoas com acesso ao crédito, bem como um aumento no número de famílias endividadas. Tendo isso em vista, a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar as competências financeiras dos consumidores usuários de crédito, de forma a desenvolver um índice que incorpore em sua estrutura esse conjunto de competências. A pesquisa é de natureza descritiva e fez uso de métodos qualitativos e quantitativos. Dito isso, inicialmente foi feita uma revisão de literatura para a elaboração da fundamentação teórica e de forma a embasar a construção do instrumento de coleta de dados. Este foi desenvolvido e disponibilizado através do Google Docs nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020. Na segunda parte da pesquisa foi realizada a análise dos dados obtidos mediante o uso de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, sendo que em especial foi feito o uso da técnica estatística de modelagem de equações estruturais (MEE). O modelo testado contava com um construto principal, a competência financeira do consumidor usuário de crédito, formado por quatro dimensões: escolaridade, atitudes (FGA), comportamentos (FGC) e conhecimentos (FGCH). Foram então desenvolvidas escalas para a mensuração das dimensões referentes aos conhecimentos, atitudes e comportamentos dos consumidores. Os resultados demonstraram que o modelo possui adequabilidade com a teoria, podendo ser aceito. Logo, foi desenvolvido o Índice de Competência Financeira do Consumidor Usuário de Crédito (ICFCC). Ademais, através da análise do ICFCC dos participantes da pesquisa foi possível observar que, em sua maioria, eles possuem bons conhecimentos, comportamentos e atitudes em relação ao crédito. No mais, cabe salientar que os achados deste estudo corroboraram com o que havia sido identificado anteriormente pela literatura e vão além dos resultados já obtidos na medida em que acrescenta a dimensão escolaridade no modelo proposto de competência financeira do consumidor usuário de crédito. |