“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13540

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Amanda Salustiano dos Santos Fernandes
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros Camila de Oliveira, Camila de Paula Martins
Título Trajetórias de Trabalho: Egressos do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa - MG
Resumo Este projeto de Iniciação Científica, realizado em 2017, foi concebido pelo desejo de verificar como os egressos do Curso de Dança da UFV estavam desenvolvendo sua vida profissional. Entendeu-se que, ao completar seus 15 anos de existência, nesse mesmo ano, seria um momento ideal para tal realização. O objetivo principal foi a realização de um levantamento quanti/qualitativo sobre os campos de trabalho e suas relações trabalhistas e a análise destes campos no âmbito do contexto social, econômico e cultural do Brasil dos egressos do Curso de Dança da UFV. Como instrumentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de dados por meio de pesquisas a partir do acesso a currículos e informações disponibilizadas online e a partir do Currículo Lattes, redes sociais e blogs ou sites. Foi possível levantar questões sobre o papel do profissional da Dança diplomado pela Universidade Federal de Viçosa, enquanto arte-educador (na educação formal ou não-formal) e artista da dança atuantes em companhias formais ou grupos alternativos. Da análise das situações profissionais a contratuais, estes instrumentos suscitaram uma análise dialógica que buscou atender às complexidades e contradições do contexto socioeconômico brasileiro. De 158 formados à época, 50 responderam ao questionário enviado via googledocs. Verificou-se maior incidência no campo de trabalho da docência, (formal e não-formal) totalizando 68% dos egressos entrevistados. Mas também se verificou que esta era muitas vezes realizada paralelamente a outras funções. As ocupações de intérprete bailarino, diretor, coreógrafo, produtor, gestor, entre outras tiveram menor ocorrência - 29%. Acredita-se que, mesmo que os diplomados tenham menor envolvimento com estas funções, exista a necessidade de seu fortalecimento. Destacou-se também os modos de contratos trabalhistas à que os egressos do Curso de Dança são atendidos em sua vida profissional. Neste caso, verificou-se que 48% dos entrevistados apresentaram situações com contratações consideradas estáveis tais como CLT e concursos públicos. Já 52% desenvolviam suas atividades por meio de contratos instáveis: contratos verbais, trabalho autônomo, contrato simples, regime de Direito Administrativo-REDA, terceirização, entre outros. A partir dos dados sobre a situação profissional e contratual, entendeu-se a necessidade de uma análise dialógica buscando atender às complexidades e contradições do contexto socioeconômico brasileiro. Uma das questões importantes a ser destacada é a multiplicidade de funções que a profissão na área da Dança exige. Compreende-se que, se, numa análise sobre as condições capitalistas do mundo de trabalho, referente a grande parte das profissões, essa situação é espaço de precarização, porém, para a Dança pode ser uma necessidade inerente à profissão.
Palavras-chave Trabalho, Dança, Egressos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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