Resumo |
Este projeto de Iniciação Científica, realizado em 2017, foi concebido pelo desejo de verificar como os egressos do Curso de Dança da UFV estavam desenvolvendo sua vida profissional. Entendeu-se que, ao completar seus 15 anos de existência, nesse mesmo ano, seria um momento ideal para tal realização. O objetivo principal foi a realização de um levantamento quanti/qualitativo sobre os campos de trabalho e suas relações trabalhistas e a análise destes campos no âmbito do contexto social, econômico e cultural do Brasil dos egressos do Curso de Dança da UFV. Como instrumentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, levantamento de dados por meio de pesquisas a partir do acesso a currículos e informações disponibilizadas online e a partir do Currículo Lattes, redes sociais e blogs ou sites. Foi possível levantar questões sobre o papel do profissional da Dança diplomado pela Universidade Federal de Viçosa, enquanto arte-educador (na educação formal ou não-formal) e artista da dança atuantes em companhias formais ou grupos alternativos. Da análise das situações profissionais a contratuais, estes instrumentos suscitaram uma análise dialógica que buscou atender às complexidades e contradições do contexto socioeconômico brasileiro. De 158 formados à época, 50 responderam ao questionário enviado via googledocs. Verificou-se maior incidência no campo de trabalho da docência, (formal e não-formal) totalizando 68% dos egressos entrevistados. Mas também se verificou que esta era muitas vezes realizada paralelamente a outras funções. As ocupações de intérprete bailarino, diretor, coreógrafo, produtor, gestor, entre outras tiveram menor ocorrência - 29%. Acredita-se que, mesmo que os diplomados tenham menor envolvimento com estas funções, exista a necessidade de seu fortalecimento. Destacou-se também os modos de contratos trabalhistas à que os egressos do Curso de Dança são atendidos em sua vida profissional. Neste caso, verificou-se que 48% dos entrevistados apresentaram situações com contratações consideradas estáveis tais como CLT e concursos públicos. Já 52% desenvolviam suas atividades por meio de contratos instáveis: contratos verbais, trabalho autônomo, contrato simples, regime de Direito Administrativo-REDA, terceirização, entre outros. A partir dos dados sobre a situação profissional e contratual, entendeu-se a necessidade de uma análise dialógica buscando atender às complexidades e contradições do contexto socioeconômico brasileiro. Uma das questões importantes a ser destacada é a multiplicidade de funções que a profissão na área da Dança exige. Compreende-se que, se, numa análise sobre as condições capitalistas do mundo de trabalho, referente a grande parte das profissões, essa situação é espaço de precarização, porém, para a Dança pode ser uma necessidade inerente à profissão. |