Resumo |
Com o crescimento da população idosa, aumenta a necessidade de se compreender o comportamento deste consumidor, principalmente porque este possui necessidades diferentes de outros segmentos e tem se tornado um nicho de mercado considerável. Esta pesquisa buscou identificar, por meio da metanálise, os artigos publicados sobre comportamento do consumidor idoso nas primeiras duas décadas do século XXI, bem como os países e instituições que têm desenvolvido estudos sobre o tema. A busca foi feita em 17 de junho de 2020, na plataforma Web of Science, a partir de 2001, utilizando-se os descritores “consumer behavior” e “elderly”, selecionando apenas artigos em inglês, português e espanhol. Utilizou-se o programa VOSviewer para elaborar e visualizar as redes bibliométricas e clusters, a partir de relações de citação, acoplamento bibliográfico, co-citação e coautoria. Foram encontrados 25 artigos, sendo 22 em inglês, dois em português e um em espanhol. Em relação à área de publicação, 12 eram em Economia, subdivididos em Business (9) e Economics (3). Os demais artigos estavam inseridos nas categorias Food Science Technology, Environmental Studies, Agronomy, Biotechnology Applied Microbiology, entre outros. Os estudos buscaram compreender o comportamento e a percepção dos idosos em relação ao consumo de crédito, alguns tipos de alimentos, produtos relacionados à mobilidade, tecnologias domésticas, vestuário, entre outros. A maioria dos artigos foi publicada nos anos de 2016 (cinco artigos) e 2017 (seis artigos), havendo lacunas e oscilações ao longo do tempo. Dos 25 artigos encontrados, apenas seis tiveram mais de 10 citações, variando de 17 a 56, e quatro eram das categorias Business ou Economics. Em relação à coautoria, 95% dos artigos foram escritos em parcerias que variaram de dois a nove pesquisadores, destacando-se Estados Unidos e França, e Estados Unidos e Coreia do Sul. No entanto, a maioria dos estudos sobre o comportamento do consumidor idoso foi desenvolvida sem cooperação estrangeira. As palavras-chave mais frequentes nos artigos foram consumer behavior (5), consumption (5), information (4) e, elderly (3). Os clusters formados tinham foco, respectivamente, em saúde, demandas, consumo do idoso e comportamento do consumidor idoso. Estados Unidos, França e Coreia do Sul se destacam entre os países que desenvolveram pesquisas sobre o tema. Entretanto, a rede formada por instituições de ensino e pesquisa era composta por 54% dos Estados Unidos e 36% da França. Os resultados sugerem que, em relação ao comportamento do consumidor idoso, há um número ainda pouco expressivo de estudos com enfoque econômico. É necessário que governo e empresas desenvolvam políticas, estratégias, ações e produtos para esse segmento etário, além de estudos que visem compreender o consumidor idoso, suas necessidades, administração do orçamento familiar e dos gastos mensais, para que políticas públicas sejam elaboradas e implementadas a fim de amparar essa população. |