“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13525

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gabriel Sunsi Almada de Abreu
Orientador WESCLEY SILVA XAVIER
Título Determinações espaciais e identitárias no processo de mercantilização das cidades: um estudo de caso em Tiradentes-MG
Resumo Esse estudo objetivou analisar os desdobramentos sócio espaciais e identitários decorrentes da utilização de Tiradentes/MG como cidade turística por parte de atores públicos e privados. O estudo se mostra relevante pois avalia a gestão do turismo como um fator que pode gerar renda, mas ao mesmo tempo, gerar processos segregatórios e enfraquecer culturas. Os aspectos teóricos abordados nesse estudo versam sobre políticas públicas direcionadas ao turismo. Ademais, os desdobramentos espaciais da atividade do turismo estão ancorados na literatura acerca da determinação do uso dos espaços e utilização do mesmo como mercadoria. Já os desdobramentos identitários e culturais, foram compreendidos através da relação do city branding com o habitus dos agentes no campo, e como isso afeta a democracia cultural. A pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, e teve como fonte de dados trinta e cinco entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a atores locais nos meses de janeiro e fevereiro de 2020. Dos trinta e cinco entrevistados, três eram do poder público, dois do poder privado, dois de manifestações culturais marginalizadas a ótica do city branding, dez moradores nascidos em Tiradentes, seis moradores que vieram de outras cidades, e doze turistas. Os dados coletados foram transcritos e analisados pelo método da Análise de Conteúdo e seus eixos analíticos, (Determinação do Uso dos Espaços, City Branding, Desdobramentos Identitários e Dialética Cultural) elaborados a partir do que foi encontrado na coleta, de forma que fosse possível efetuar inferências da presença de aspectos definidos pela literatura na realidade estudada. Como resultado, verificou-se que a cidade em questão passou por um processo de gentrificação catalisada pelo Turismo que fabrica uma identidade voltada para essa indústria. As interações sócio identitárias dos integrantes da cidade ficam sujeitas a esse campo social criado sob a ótica do city branding, de modo que, o cidadão Tiradentino é segregado não só de maneira geográfica, por residirem nos bairros periféricos, mas também simbólica. O centro se esvazia de significado e passa a ter suas dinâmicas culturais pensadas para o turismo, implicando no enfraquecimento de manifestações culturais regionais, como foi identificado na cidade pelo caso do Congado. Assim, a pesquisa indica que a gestão do espaço Turístico em Tiradentes deve ser pensada de maneira a fortalecer os laços identitários dos moradores, além de priorizar manifestações culturais que sejam orientadas para uma razão local. Essas mudanças podem ser efetuadas através de alterações na composição dos Conselhos, priorizando a participação da Sociedade Civil, da criação de uma Lei de Zoneamento do espaço urbano que impeça o avanço da especulação imobiliária, e do fomento da cultura popular local por parte do poder público.
Palavras-chave turismo cultural, produção do espaço, identidade social
Forma de apresentação..... Vídeo
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