Resumo |
Introdução: O presente estudo se baseou na realização de uma prática educativa com estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e 53 adolescentes da Escola Estadual Effie Rolfs, de Viçosa-MG. O tema trabalhado foi os efeitos das drogas lícitas e ilícitas no corpo humano, visando demonstrar, por meio da anatomia, os impactos do seu uso numa esfera biopsicossocial, com o intuito de contribuir para a saúde e estimulando a autonomia dos adolescentes, ajudando-os a serem capazes de discernir a respeito do uso. A proposta surgiu da necessidade em intervir nessa temática que é de extrema importância e traz diversas implicações na sociedade, uma vez que o uso de drogas na adolescência está diretamente relacionado a patologias e problemas a curto e longo prazo. Objetivos: O intuito do tema trabalhado foi transmitir um fundamento educativo para o grupo com a função de evitar a participação dos mesmos nos meios de disponibilidade dessas substâncias. Além disso, atrelado a esfera biopsicossocial, é estruturado como intenção que a conscientização por parte dos adolescentes possa influenciar seus contextos sociais em totalidade como também perpetuar o que foi compreendido com outros adolescentes que ainda não tiveram esse parecer científico. Descrição das Principais Ações: O projeto consistiu em levar os alunos ao laboratório morfofuncional de anatomia do Departamento de Medicina e Enfermagem, da UFV, onde foram realizadas apresentações teórico-práticas e dinâmicas referentes ao uso de drogas e houve também um circuito de exposição de peças anatômicas sintéticas e naturais, saudáveis ou acometidas por patologias associadas ao uso de drogas, que foram divididas em bancadas por área do corpo humano. Ao final houve um momento de diálogo e de avaliação da intervenção com os adolescentes. Resultados Alcançados até o momento: No decorrer do projeto os próprios adolescentes relataram ter gostado das dinâmicas, principalmente pelo contato com as peças anatômicas naturais. Ao mesmo tempo, pretendiam levar os aprendizados para a família e amigos. Ademais, a satisfação da escola com as ações realizadas e com a proposta de novas intervenções, demonstra que promover educação em saúde é um ato benéfico para toda a sociedade na qual os indivíduos estão envolvidos. Conclusões: Baseada na dinamicidade, a intervenção se difere do convencional, na medida em que a anatomia se torna aliada da teoria, e consegue então, atrair a atenção dos adolescentes e se tornar uma experiência marcante. Nota-se também como o projeto foi uma oportunidade única para os graduandos em enfermagem, pois foi possível colocar em prática os conceitos de anatomia aprendidos. Por isso, a enfermagem, como uma das profissões que podem contribuir fortemente para a promoção da saúde e de uma melhor qualidade de vida, deve buscar sempre incluir estratégias dinâmicas e criativas, visando e alcançando toda a sociedade, principalmente os indivíduos mais vulneráveis. |