“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13500

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vívian Rodrigues Dias
Orientador FABRICIO SETTE ABRANTES SILVEIRA
Outros membros Wilian Analio Almeida
Título A interface da disciplina de anatomia clínica aplicada à enfermagem na promoção da saúde de adolescentes escolares em Viçosa-MG
Resumo Introdução: O presente estudo se baseou na realização de uma prática educativa com estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e 53 adolescentes da Escola Estadual Effie Rolfs, de Viçosa-MG. O tema trabalhado foi os efeitos das drogas lícitas e ilícitas no corpo humano, visando demonstrar, por meio da anatomia, os impactos do seu uso numa esfera biopsicossocial, com o intuito de contribuir para a saúde e estimulando a autonomia dos adolescentes, ajudando-os a serem capazes de discernir a respeito do uso. A proposta surgiu da necessidade em intervir nessa temática que é de extrema importância e traz diversas implicações na sociedade, uma vez que o uso de drogas na adolescência está diretamente relacionado a patologias e problemas a curto e longo prazo. Objetivos: O intuito do tema trabalhado foi transmitir um fundamento educativo para o grupo com a função de evitar a participação dos mesmos nos meios de disponibilidade dessas substâncias. Além disso, atrelado a esfera biopsicossocial, é estruturado como intenção que a conscientização por parte dos adolescentes possa influenciar seus contextos sociais em totalidade como também perpetuar o que foi compreendido com outros adolescentes que ainda não tiveram esse parecer científico. Descrição das Principais Ações: O projeto consistiu em levar os alunos ao laboratório morfofuncional de anatomia do Departamento de Medicina e Enfermagem, da UFV, onde foram realizadas apresentações teórico-práticas e dinâmicas referentes ao uso de drogas e houve também um circuito de exposição de peças anatômicas sintéticas e naturais, saudáveis ou acometidas por patologias associadas ao uso de drogas, que foram divididas em bancadas por área do corpo humano. Ao final houve um momento de diálogo e de avaliação da intervenção com os adolescentes. Resultados Alcançados até o momento: No decorrer do projeto os próprios adolescentes relataram ter gostado das dinâmicas, principalmente pelo contato com as peças anatômicas naturais. Ao mesmo tempo, pretendiam levar os aprendizados para a família e amigos. Ademais, a satisfação da escola com as ações realizadas e com a proposta de novas intervenções, demonstra que promover educação em saúde é um ato benéfico para toda a sociedade na qual os indivíduos estão envolvidos. Conclusões: Baseada na dinamicidade, a intervenção se difere do convencional, na medida em que a anatomia se torna aliada da teoria, e consegue então, atrair a atenção dos adolescentes e se tornar uma experiência marcante. Nota-se também como o projeto foi uma oportunidade única para os graduandos em enfermagem, pois foi possível colocar em prática os conceitos de anatomia aprendidos. Por isso, a enfermagem, como uma das profissões que podem contribuir fortemente para a promoção da saúde e de uma melhor qualidade de vida, deve buscar sempre incluir estratégias dinâmicas e criativas, visando e alcançando toda a sociedade, principalmente os indivíduos mais vulneráveis.
Palavras-chave Adolescentes, Drogas, Enfermagem
Forma de apresentação..... Vídeo
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