“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13495

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Paola Veloso Pagung
Orientador VIRGINIA VINHA ZANUNCIO
Outros membros Larissa Santos Jacovine, Nayra Teixeira Bressan, Tainara Fernanda Candida Araujo, Vanessa de Paiva Leles
Título Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele de 2019 em Viçosa, Minas Gerais.
Resumo O câncer de pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora o melanoma, tipo mais grave da doença, represente apenas 3% dessas neoplasias, é agressivo e potencialmente letal. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o movimento “Dezembro Laranja”, uma campanha socioeducativa, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de pele. No dia 7 de dezembro de 2019, como parte das ações da campanha, dermatologistas e voluntários prestaram atendimento gratuito à população em cerca de 130 postos no Brasil, sendo Viçosa um desses. O relato a seguir tem por objetivo demonstrar as ações realizadas durante a campanha, em especial a avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele e a promoção de educação em saúde da população. O evento aconteceu na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES), com a participação dos membros da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFV (Ladermato), sua coordenadora docente, médicos e funcionários da unidade. A ação consistia no registro dos dados dos pacientes, que em seguida participavam de uma palestra com intuito de orientar sobre a doença, sua prevenção e os sinais de alerta. Feito isso, eram direcionados para o atendimento no qual ocorria uma investigação para fatores de risco, avaliação à procura de lesões suspeitas de câncer de pele e recebiam orientações médicas. Caso fosse identificado lesão suspeita, era realizada biópsia na própria unidade e/ou agendamento de consulta para acompanhamento dermatológico. O evento realizou o atendimento de 125 pessoas, entre as quais 68% possuíam idade superior a 40 anos. Quando questionadas sobre exposição solar, apenas 23% declararam utilizar protetor solar e 20% possuíam história familiar positiva para câncer de pele. Na avaliação médica, 19% dos participantes foram diagnosticados com suspeita de câncer de pele. Destes, o carcinoma basocelular foi a hipótese em 42,86% dos casos e o melanoma maligno em 52,38%. Foram realizadas 11 biópsias cutâneas e crioterapia nas lesões pré-neoplásicas presentes em 13,91% dos pacientes. A campanha nacional de prevenção ao câncer de pele tem como finalidade conscientizar a população sobre um problema de saúde pública de alta prevalência que é o câncer de pele. Em Viçosa, a população participou ativamente do evento e, a ação permitiu o acesso de muitos pacientes ao serviço secundário especializado, muitas vezes inacessível a grande parte dos cidadãos. Por fim, vale salientar, que as avaliações dermatológicas e intervenções realizadas, possuem papel importante no diagnóstico precoce da doença, possibilitando maior taxa de sucesso terapêutico.
Palavras-chave Câncer de Pele, Evento de Extensão, Campanha de saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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