Resumo |
O câncer de pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora o melanoma, tipo mais grave da doença, represente apenas 3% dessas neoplasias, é agressivo e potencialmente letal. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o movimento “Dezembro Laranja”, uma campanha socioeducativa, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de pele. No dia 7 de dezembro de 2019, como parte das ações da campanha, dermatologistas e voluntários prestaram atendimento gratuito à população em cerca de 130 postos no Brasil, sendo Viçosa um desses. O relato a seguir tem por objetivo demonstrar as ações realizadas durante a campanha, em especial a avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele e a promoção de educação em saúde da população. O evento aconteceu na Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES), com a participação dos membros da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFV (Ladermato), sua coordenadora docente, médicos e funcionários da unidade. A ação consistia no registro dos dados dos pacientes, que em seguida participavam de uma palestra com intuito de orientar sobre a doença, sua prevenção e os sinais de alerta. Feito isso, eram direcionados para o atendimento no qual ocorria uma investigação para fatores de risco, avaliação à procura de lesões suspeitas de câncer de pele e recebiam orientações médicas. Caso fosse identificado lesão suspeita, era realizada biópsia na própria unidade e/ou agendamento de consulta para acompanhamento dermatológico. O evento realizou o atendimento de 125 pessoas, entre as quais 68% possuíam idade superior a 40 anos. Quando questionadas sobre exposição solar, apenas 23% declararam utilizar protetor solar e 20% possuíam história familiar positiva para câncer de pele. Na avaliação médica, 19% dos participantes foram diagnosticados com suspeita de câncer de pele. Destes, o carcinoma basocelular foi a hipótese em 42,86% dos casos e o melanoma maligno em 52,38%. Foram realizadas 11 biópsias cutâneas e crioterapia nas lesões pré-neoplásicas presentes em 13,91% dos pacientes. A campanha nacional de prevenção ao câncer de pele tem como finalidade conscientizar a população sobre um problema de saúde pública de alta prevalência que é o câncer de pele. Em Viçosa, a população participou ativamente do evento e, a ação permitiu o acesso de muitos pacientes ao serviço secundário especializado, muitas vezes inacessível a grande parte dos cidadãos. Por fim, vale salientar, que as avaliações dermatológicas e intervenções realizadas, possuem papel importante no diagnóstico precoce da doença, possibilitando maior taxa de sucesso terapêutico. |