Resumo |
INTRODÇÃO: A extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão e se integra, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das dificuldades existentes nos espaços reais de trabalho. O contexto da extensão universitária provoca um impacto social, conforme se constrói um ambiente no qual as teorias construídas no espaço acadêmico são tecidas nos mais variados lugares do viver. E, simultaneamente, a materialidade concreta ao ser refletida dentro da academia, possui, dialeticamente, a função de informar a teoria. Essa relação recíproca é denominada práxis, definida pelo Paulo Freire como uma unidade dialética entre teoria e prática. Tendo como prerrogativa a práxis freireana, o projeto “O Agente Comunitário de Saúde: (Re)construindo Práticas e Saberes por meio da Educação Permanente" existe há 6 anos. OBJEIVOS: relatar as contribuições do projeto PEP ACS no processo de formação de estudantes da saúde. DESCRIÇÃO DA AÇÃO: O PEP ACS é constituído por docentes e discentes do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Cajurí e Viçosa. O projeto tenciona construir práticas e saberes a partir da reflexão do processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS), visando a transformação da prática profissional. Os ACS se reúnem mensalmente para formação, dialogando com seu cotidiano de vida e trabalho, onde discutem suas realidades materiais de existência, organizando-se politicamente. RESULTADOS: A experiência como estudante membro do PEP ACS permite o desenvolvimento de competências de comunicação verbal e não verbal, competência cultural, domínio de tecnologias de comunicação, habilidades de escrita científica e leitura de referenciais teóricos, reconhecimento das relações do trabalho em equipe multiprofissional, compromisso, responsabilidade, empatia, administração do trabalho em grupo, gerenciamento de recursos físicos e materiais para viabilização das oficinas, tal como preconizado pelas Diretrizes Curriculares dos cursos para formação de enfermeiros. Destaca-se ainda o desenvolvimento da capacidade de contextualizar a realidade vivenciada pelos ACS com as contradições históricas, culturais e políticas que perpassam os territórios onde a vida acontece. CONCLUSÃO: A extensão universitária é ponte entre o mundo acadêmico e o cotidiano da vida em sociedade, constituindo-se como oportunidade para formação crítica e reflexiva ao encorajar a efetividade da práxis no ambiente acadêmico e profissional. Deste modo, ao estudante extensionista, é possível vivenciar a perspectiva de Marx o qual afirma que se faz necessário não só interpretar o mundo e suas inúmeras facetas, mas também o transformá-lo e resignificá-lo. |