Resumo |
Ainda hoje muitos estudantes, em diferentes níveis de ensino, apresentam dificuldades na compreensão e significação de conceitos de Química. Entre os variados fatores que justificam essa dificuldade estão a falta de contextualização dos conceitos químicos e do desenvolvimento dos mesmos de maneira crítica e cidadã, da deficiência na formação de professores para atuação no Ensino Fundamental (EF), em relação a conhecimentos em Química, e na carência da diversificação de recursos metodológicos. Os documentos oficiais norteadores do ensino básico, orientam que o ensino de Ciências Naturais deve contemplar conteúdos de diferentes áreas, porém o que ocorre com frequência no Brasil é a priorização de conceitos de Biologia em detrimento dos demais. Além disso, os conteúdos ministrados do 6º ao 9º ano do EF são trabalhados com excesso de informações científicas e muita memorização. Atividades investigativas são uma das formas de tornar o ensino mais ativo, crítico e cidadão. Aliado a isso, o uso de modelos pedagógicos e analogias também auxiliam no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Dessa maneira, o principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática investigativa, tendo a Água e seu ciclo como tema central, para duas turmas de 6º ano do EF em uma escola municipal de Betim-MG, totalizando 35 alunos. Outro interesse do trabalho foi a reflexão e discussão sobre como as metodologias propostas nesta sequência poderiam auxiliar na construção de significados em conceitos de Química desde os anos iniciais do segundo ciclo do EF. A sequência proposta continha quatro aulas de 50 minutos, a licencianda acompanhou as turmas por um ano letivo e durante seis meses foram feitas observações das aulas e aplicação de um pré-questionário e nos últimos seis meses a sequência didática foi desenvolvida nas turmas, seguida do pós-questionário. Após, por uma análise qualiquantitativa, foram analisados os dados contidos nos pré e pós-questionários, as gravações das aulas aplicadas e os modelos construídos pelos alunos. Após a análise dos dados e durante a aplicação da sequência, percebeu-se que as atividades propostas ajudaram os alunos na compreensão e significação de níveis mais abstratos, como o atômico e molecular da água. Além disso, foi possível observar que a inclusão de conteúdos de Química fez com que os alunos considerassem essa área mais perto da realidade deles e como parte das Ciências Naturais. Entretanto, conforme esperado, uma sequência de apenas quatro aulas não é suficiente para a construção concreta de novos significados para os alunos, uma vez que isso leva tempo e deve ser desenvolvido durante todo o ano letivo. Por fim, é importante que conceitos de diferentes áreas e diversificadas metodologias sejam efetivamente discutidas durante o EF, para que tenhamos cada vez mais um ensino voltado à formação crítica e cidadã. |