“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13429

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alana Emanuelle Aparecida Silva
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Lilian Ferreira Fietto
Título Prática de educação em saúde com crianças, promovendo o cuidado na higienização das mãos: Relato de Experiência
Resumo A higienização correta das mãos diminui o risco de transmissão cruzada de microrganismos causadores de infecções. A enfermagem tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e projetos de ensino abordando a temática da lavagem das mãos. O cuidado, base da prática profissional dos enfermeiros, é desenvolvido através de cinco dimensões: participar politicamente, assistir, administrar, pesquisar e ensinar. Esta última foi utilizada como base desse estudo que tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade prática de educação em saúde sobre a correta higienização das mãos para crianças. O projeto foi desenvolvido como prática da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade II, na qual discentes do curso de enfermagem da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em grupo, acompanhados de um docente visitam um cenário de atuação do enfermeiro e realiza uma intervenção. O público alvo foram crianças entre 2 e 4 anos, da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho na cidade de Viçosa. O tema da abordagem foi escolhido pela diretoria de acordo com a demanda do colégio. No primeiro momento foi desenvolvido um diálogo com as crianças sobre conhecimentos prévios, questionou a importância da lavagem das mãos, quando realizá-la e o porquê. Posteriormente, utilizou-se a música do Castelo Rá-Tim-Bum que aborda a temática. Por fim, foi realizado uma roda de conversa por meio de uma linguagem adaptada para o público infantil, onde foi possível a troca de conhecimentos sobre higienização das mãos. Essa atividade comprovou a eficácia do aprendizado. Por esse trabalho foi possível ratificar o pensamento de Paulo Freire, usado como base na prática educacional, que ensinar não é transferir conhecimento e requer humildade para oferecer informações e aprender coisas novas. Educar em saúde requer etapas, criatividade, paciência e empatia. Quase todas as trintas crianças compartilharam algum tipo de conhecimento sobre o assunto, comentários sobre lavarem a mão antes do recreio, depois de brincar, e nojo com relação aos “bichinhos” (micro-organismos) que ficam nas mãos sujas demostram que aprenderam sobre a higienização das mãos. Além disso, vale ressaltar que por meio das outras atividades lúdicas sobre higiene pessoal e dentária foi notório a aprendizagem das crianças que animadas davam retorno através da fala e de gestos. Ademais, destaca-se o início da aprendizagem das discentes com a importância e a forma correta de proporcionar educação em saúde. Conclui-se que a enfermagem é essencial à comunidade quando se trata em capacitar e aperfeiçoar o autocuidado à saúde de cada indivíduo e além disso por intermédio da música educacional as crianças aprenderam de forma lúdica sobre a higiene das mãos e evoluíram no desenvolvimento da autonomia com relação à higiene pessoal. Nota-se que a parceria entre a Universidade e a instituição de ensino, integrando teoria com prática, proporciona o vínculo do enfermeiro com a dimensão ensinar.
Palavras-chave Enfermagem, saúde na escola, educação em saúde
Forma de apresentação..... Painel
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