Resumo |
A higienização correta das mãos diminui o risco de transmissão cruzada de microrganismos causadores de infecções. A enfermagem tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e projetos de ensino abordando a temática da lavagem das mãos. O cuidado, base da prática profissional dos enfermeiros, é desenvolvido através de cinco dimensões: participar politicamente, assistir, administrar, pesquisar e ensinar. Esta última foi utilizada como base desse estudo que tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade prática de educação em saúde sobre a correta higienização das mãos para crianças. O projeto foi desenvolvido como prática da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade II, na qual discentes do curso de enfermagem da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em grupo, acompanhados de um docente visitam um cenário de atuação do enfermeiro e realiza uma intervenção. O público alvo foram crianças entre 2 e 4 anos, da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho na cidade de Viçosa. O tema da abordagem foi escolhido pela diretoria de acordo com a demanda do colégio. No primeiro momento foi desenvolvido um diálogo com as crianças sobre conhecimentos prévios, questionou a importância da lavagem das mãos, quando realizá-la e o porquê. Posteriormente, utilizou-se a música do Castelo Rá-Tim-Bum que aborda a temática. Por fim, foi realizado uma roda de conversa por meio de uma linguagem adaptada para o público infantil, onde foi possível a troca de conhecimentos sobre higienização das mãos. Essa atividade comprovou a eficácia do aprendizado. Por esse trabalho foi possível ratificar o pensamento de Paulo Freire, usado como base na prática educacional, que ensinar não é transferir conhecimento e requer humildade para oferecer informações e aprender coisas novas. Educar em saúde requer etapas, criatividade, paciência e empatia. Quase todas as trintas crianças compartilharam algum tipo de conhecimento sobre o assunto, comentários sobre lavarem a mão antes do recreio, depois de brincar, e nojo com relação aos “bichinhos” (micro-organismos) que ficam nas mãos sujas demostram que aprenderam sobre a higienização das mãos. Além disso, vale ressaltar que por meio das outras atividades lúdicas sobre higiene pessoal e dentária foi notório a aprendizagem das crianças que animadas davam retorno através da fala e de gestos. Ademais, destaca-se o início da aprendizagem das discentes com a importância e a forma correta de proporcionar educação em saúde. Conclui-se que a enfermagem é essencial à comunidade quando se trata em capacitar e aperfeiçoar o autocuidado à saúde de cada indivíduo e além disso por intermédio da música educacional as crianças aprenderam de forma lúdica sobre a higiene das mãos e evoluíram no desenvolvimento da autonomia com relação à higiene pessoal. Nota-se que a parceria entre a Universidade e a instituição de ensino, integrando teoria com prática, proporciona o vínculo do enfermeiro com a dimensão ensinar. |