Resumo |
A pós-graduação brasileira tem apresentado um expressivo crescimento em relação à oferta de cursos, ampliando o acesso a esse nível de ensino. Considerando a importância dos programas de pós-graduação na produção científica nacional, torna-se relevante descrever quais os aspectos estão associados à produção desses programas. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi analisar a produção intelectual da pós-graduação brasileira da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, buscando identificar os fatores que influenciaram na produção científica desses programas no quadriênio 2013-2016. O estudo se baseia em pesquisa quantitativa, explicativa e ex post facto. Foram coletados dados em planilhas de indicadores disponibilizadas no portal CAPES, relativas à produção intelectual dos 182 programas de pós-graduação stricto sensu da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Procedeu-se à análise descritiva da produção científica apresentada pelos programas de pós-graduação, bem como ao cálculo da produção média por docente permanente. Posteriormente foi empregada a análise de regressão múltipla para identificar os aspectos associados à produção intelectual. Os resultados apontaram existir grande heterogeneidade em relação à produção intelectual dos programas de pós-graduação analisados, principalmente ao considerar os níveis de publicação em periódicos do estrato A1. A pontuação média por docente permanente também revelou a expressiva disparidade existente no quantitativo de artigos publicados em periódicos, em que se observaram programas com alta produção acadêmica média, bem como outros com pouca participação na divulgação de trabalhos científicos. Analisando os aspectos relacionados à produção intelectual dos programas de pós-graduação, identificou-se que o tempo de funcionamento dos programas está relacionado aos maiores indicadores de produção. Notou-se também que a publicação de artigos em anais de eventos e o percentual médio de discentes contemplados com bolsas de estudos apresentaram associação positiva com a produção média dos programas de pós-graduação. Por outro lado, o tamanho dos programas mostrou relação negativa com a produção média por docente, sugerindo que a produção científica talvez dependa mais de fatores que não apenas quantitativos, estando sujeita a diferentes estímulos capazes de motivar a produção intelectual. Observou-se ainda que os programas de pós-graduação vinculados às instituições privadas de ensino apresentaram maior produção intelectual, se comparados aos programas vinculados às instituições públicas. Conclui-se, portanto, que o estímulo à participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos, bem como o pagamento de bolsas aos estudantes são ações que devem ser incentivadas, pois se mostraram capazes de contribuir com o desenvolvimento científico da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. |