“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13405

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Débora da Silva Lima
Orientador Giovani Blasi Martino Lanna
Outros membros Daniela da Silva Lima, Lucas de Souza Moreira
Título O endomarketing na autopercepção dos gestores das academias esportivas no interior do estado de Minas Gerais.
Resumo Introdução: O endomarketing esportivo é feito através de estratégias que promovam a prática e que divulguem as modalidades que essa empresa oferece, seja através de eventos ou através de patrocínios. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar através de uma pesquisa de campo, o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, levando em conta suas limitações ou disfunções, e a partir disso demonstrar a importância do endomarketing para o desenvolvimento integral dessa empresa, através de uma gestão de pessoas que seja eficiente e que tenha sucesso. Métodos: Participaram deste estudo doze gestores de academias esportivas, situadas no município de Visconde do Rio Branco, na região da Zona da Mata Mineira. Todos os entrevistados possuem graduação (licenciatura e/ou bacharelado) em Educação Física ou áreas afins, destes 33,33% possuem pós-graduação lato sensu. Metodologicamente a pesquisa proposta está inserida na modalidade descritiva, aplicando-se questionário estruturado como instrumento de coleta de dados com perguntas fechadas, utilizando-se o método quantitativo para análise dos dados e identificação dos desafios do estudo. Para a análise da existência do endomarketing a pesquisa foi exploratória e descritiva na mensuração da compreensão, expectativas e vivência nas academias esportivas. A ferramenta utilizada na coleta de dados foi adaptada por Franzão (2007). Resultados: Conforme objetivo proposto destaca-se a seguir os principais fatores analisados sobre endomarketing na cultura organizacional na autopercepção dos gestores. Há recompensa para a busca de excelência e a melhoria no desempenho, sendo que 75% entrevistados estão de acordo e 25% concordam totalmente. Os interesses pessoais estão acima do coletivo, observou-se que 50% estão em desacordo, 25% totalmente em desacordo, 16,66% de acordo e 8,33% em dúvida. Nesse último fator analisado é notório e preocupante os resultados obtidos visto que o interesse coletivo dos colaboradores na visão do gestor deveriam estar em evidência. Conclusão: Diante do exposto, o resultado do estudo apresentou resultados preocupantes em relação ao interesse coletivo da organização. Esse fator pode ser um dos principais índices de uma equipe com restrições nos relacionamentos pessoais e profissionais.
Palavras-chave Endomarketing, gestão, esporte.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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